Finanças

Senador solicita explicações de Galípolo na CAE sobre liquidação do Banco Master

Pedido foi encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e será avaliado pelo colegiado

Agência O Globo - 02/02/2026
Senador solicita explicações de Galípolo na CAE sobre liquidação do Banco Master
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) encaminhou nesta segunda-feira um pedido para que o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, compareça à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a fim de prestar esclarecimentos sobre a liquidação do Banco Master.

O Banco Master, de propriedade de Daniel Vorcaro, foi liquidado em novembro do ano passado por decisão do BC, após a identificação de dificuldades da instituição em honrar pagamentos a clientes em curto prazo e a constatação de indícios de operações fraudulentas.

No documento enviado, o senador afirma que, “em nome da transparência”, Galípolo deve ser convidado para detalhar a atuação da autoridade monetária no processo de liquidação do Banco Master e informar quais medidas foram adotadas pelo BC para conter eventuais danos ao sistema financeiro.

A liquidação do Master também foi questionada no Tribunal de Contas da União (TCU), presidido pelo ministro Vital do Rêgo, irmão do senador. A Corte de Contas abriu uma inspeção para apurar a conduta do Banco Central na supervisão do Master. O relator da inspeção, Jonathan de Jesus, chegou a cogitar a reversão da liquidação, mas voltou atrás após a repercussão negativa.

Em janeiro, Galípolo, Vital do Rêgo e Jonathan de Jesus se reuniram para discutir o impasse institucional em torno da liquidação do banco de Vorcaro. No encontro, ficou acordado que o TCU realizaria uma fiscalização sobre o processo de liquidação do Banco Master, sem comprometer a autoridade monetária ou abrir brechas para a defesa dos acionistas da instituição liquidada.

Por esse motivo, o TCU não terá acesso a informações protegidas por sigilo bancário ou judicial. A inspeção deverá ser concluída em menos de um mês.