Finanças
Presidida pelo senador Renan Calheiros, a CPI do Banco Master será instalada no Senado no dia 4
Comissão vai apurar investimentos de institutos de previdência e possível envolvimento de autoridades no escândalo financeiro
A comissão do Senado Federal que vai investigar as operações do Banco Master e a participação de autoridades públicas no que é apontado como o maior escândalo financeiro do país será instalada no próximo dia 4. A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tem como objetivo apurar a aplicação de recursos públicos em operações consideradas de alto risco e o destino de bilhões de reais investidos por fundos de previdência de estados e municípios.
A CPI será presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e deve iniciar os trabalhos ouvindo dirigentes de institutos de previdência que realizaram aportes expressivos no Banco Master. Entre eles, está o Iprev-Maceió, que aplicou mais de R$ 100 milhões na instituição financeira controlada pelo empresário Daniel Vorcaro. Parte desses recursos, segundo as denúncias, não teria sido recuperada.
De acordo com informações preliminares que embasaram o pedido de instalação da comissão, o rombo provocado pelas operações do Banco Master pode chegar a R$ 50 bilhões. Esse valor deverá ser coberto, em parte, pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com recursos aportados por bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de instituições privadas.
No entanto, o montante que ultrapassar o limite de cobertura do fundo deverá recair diretamente sobre os institutos de previdência que realizaram os investimentos. Estados e municípios que aplicaram bilhões de reais no banco correm o risco de absorver prejuízos significativos, o que pode comprometer o pagamento de aposentadorias e pensões de servidores públicos.
A expectativa é que a CPI também investigue eventuais falhas na fiscalização, possíveis irregularidades na tomada de decisões e a responsabilidade de gestores públicos e privados envolvidos nas operações. O cronograma de depoimentos e a relação de investigados devem ser definidos após a instalação oficial da comissão.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público