Finanças
Daniel Vorcaro confirma encontros com governador do DF para tratar de ativos bancários
Banqueiro afirma que conversou com Ibaneis Rocha sobre questões institucionais envolvendo o BRB
O banqueiro Daniel Vorcaro confirmou que se reuniu com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para tratar sobre a venda de ativos do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB), instituição pública vinculada ao governo distrital.
Durante depoimento à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) em 30 de dezembro do ano passado, Vorcaro declarou que os encontros tiveram caráter estritamente institucional. “Conversei em algumas poucas oportunidades. O governador já foi à minha casa uma vez e eu já fui à casa dele. Nos encontramos poucas vezes, para conversas institucionais”, afirmou.
Questionado pela delegada Janaina Palazzo, responsável pela investigação, sobre suas relações com políticos, Vorcaro preferiu não citar nomes. Ele ressaltou que sua circulação entre os Três Poderes não teve ligação com a tentativa de compra do Master pelo BRB. “Tenho amigos de todos os poderes. Não consigo nominar individualmente quem frequentava a minha casa. Não vejo qual a relação com o caso. As relações políticas não tiveram a ver com esse caso do BRB”, declarou.
Mais cedo, o ministro Dias Toffoli retirou o sigilo dos depoimentos de Vorcaro e do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, no inquérito que apura fraudes no Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF).
Na semana passada, após reportagens revelarem os encontros, Ibaneis confirmou as reuniões com Vorcaro, mas negou ter discutido a operação envolvendo o Master.
Em dezembro, Toffoli decidiu que as investigações sobre o Banco Master devem tramitar no STF, e não na Justiça Federal em Brasília, devido à citação de um deputado federal nas apurações. Parlamentares possuem foro privilegiado na Corte.
Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros investigados foram alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura a concessão de créditos fraudulentos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de aquisição da instituição pelo BRB. Segundo a PF, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público