Finanças

Festival de queijos e vinhos movimenta São Gonçalo neste fim de semana

Evento reúne sommeliers, degustação de rótulos exclusivos e harmonização de queijos nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro

Agência O Globo - 30/01/2026
Festival de queijos e vinhos movimenta São Gonçalo neste fim de semana
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A rede de Supermercados Guanabara realiza, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, uma edição especial do Festival de Queijos e Vinhos em sua loja de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do renomado sommelier Dionísio Chaves, curador das adegas do Guanabara, além de outros quatro especialistas. As atividades acontecem no sábado, das 16h às 21h, e no domingo, das 10h às 15h.

Durante o festival, os clientes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, receber orientações sobre harmonizações e conhecer rótulos especialmente selecionados para os dias mais quentes. A degustação será realizada na adega recém-reformada, com a apresentação de 16 rótulos — sendo dez deles exclusivos — entre vinhos brancos, rosés, tintos e espumantes. O evento reúne 12 fornecedores, trazendo vinhos de seis países, incluindo Espanha, Itália e Portugal.

Atualmente, a adega Guanabara dispõe de mais de 500 rótulos de vinhos e espumantes nacionais e importados, dos quais 300 são exclusivos. Segundo Dionísio Chaves, a proposta do festival é proporcionar uma experiência guiada e ampliar o contato do consumidor com o universo dos vinhos dentro do próprio supermercado.

“A ideia é aproximar o cliente e traduzir o vinho de uma maneira mais simples. Quando há a chance de conversar com especialistas, provar diferentes estilos e entender como harmonizar, tudo fica mais prazeroso. O objetivo é mostrar que vinho combina com o verão e pode ser parte do dia a dia”, destaca o sommelier.

Para harmonizar com os rótulos apresentados, os clientes poderão degustar uma seleção de queijos especiais das marcas Regina, Presidént, Faixa Azul, Tirolez, Polenghi, Vitória, Monte Celeste e Quatá.

“Acreditamos que o consumo de vinho vai muito além da garrafa. Quando o cliente tem acesso à degustação e às harmonizações, ele descobre histórias, aprende sobre estilos e entende como combinar o vinho com diferentes pratos do dia a dia. No Guanabara, isso ganha mais força porque oferecemos um mix completo, incluindo produtos premium, como massas, molhos, carnes e chocolates. Toda essa oferta amplia as possibilidades e transforma a experiência de compra em um momento de descoberta”, explica Dionísio Chaves.