Finanças

Caso Master: Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem sobre origem de carteiras vendidas ao banco público em acareação no STF

Fundador do Master e ex-presidente do BRB apresentaram versões opostas à PF sobre procedência das carteiras adquiridas pelo banco público

Agência O Globo - 29/01/2026
Caso Master: Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem sobre origem de carteiras vendidas ao banco público em acareação no STF
Daniel Vorcaro - Foto: Reprodução / Internet

O fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, apresentaram versões opostas durante acareação realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a origem das carteiras de crédito consideradas problemáticas, adquiridas pelo BRB a partir de 2025. Os vídeos da acareação foram divulgados pelo portal Poder 360.

Vorcaro afirmou que o BRB tinha conhecimento de que parte dos créditos não havia sido originada pelo Master, mas sim por uma empresa terceira, a Tirreno. Segundo ele, o modelo de negócios previa a compra de carteiras estruturadas por outros agentes.

— O BRB sabia que aqueles créditos não eram do Master. Isso foi informado desde o início — afirmou Vorcaro.

Por outro lado, Paulo Henrique Costa negou essa versão. O ex-presidente do BRB declarou que sempre entendeu que os ativos tinham origem no próprio Master e que só posteriormente surgiram dúvidas sobre a procedência das carteiras.

— Em nenhum momento me foi dito que os créditos não eram do Master. Essa informação só apareceu depois, quando começaram os problemas — disse Costa.

Segundo Costa, as inconsistências na documentação e a menção à Tirreno só vieram à tona meses após o início das operações. “Até então, o entendimento era de que se tratava de créditos do próprio banco, ainda que negociados com terceiros”, acrescentou.

A divergência foi explorada pela Polícia Federal, responsável pela investigação de um suposto esquema de negociação de créditos sem lastro. O caso integra as apurações que resultaram na liquidação do Banco Master e na identificação de prejuízos bilionários ao sistema financeiro.