Finanças
Detran RJ oferece atendimento prioritário para idosos e pessoas com deficiência neste sábado
Postos abrem para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o estado; agendamento é obrigatório pelo site ou telefone
O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran RJ) realizará, no próximo sábado (31), atendimento prioritário para idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência (PCDs) em seus postos de identificação civil em todo o estado. A ação tem como objetivo facilitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para esses públicos, mediante agendamento prévio. As vagas estarão disponíveis a partir da tarde desta quarta-feira (28).
O atendimento ocorrerá das 8h ao meio-dia na maioria dos postos. A exceção fica por conta da unidade do Mercado Municipal de Niterói, que funcionará das 9h às 13h, e dos postos situados em shoppings — Aerotown, Itaguaí Shopping Mix, Shopping Nova Iguaçu, Resende Shopping Mix, West Shopping, Guarus Shopping e Shopping Estação Itaipava —, cujo horário será das 10h às 14h. Vale ressaltar que alguns postos não abrirão agendamento.
Segundo o presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, a iniciativa atende à crescente demanda pelo novo documento:
— Estamos trabalhando para facilitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), especialmente para idosos e pessoas com deficiência. O funcionamento aos sábados é fundamental para suprir o aumento da procura pela nova identidade. Quem não puder cuidar disso durante a semana poderá tirar o documento no sábado. Assim, o Detran RJ atende melhor o cidadão, com a dignidade e o respeito que ele merece — afirmou Rodrigo Coelho.
Como agendar?
Para solicitar a nova identidade, é necessário agendar atendimento pelo site do Detran RJ ou por meio do teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.
Documentação necessária
O cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada) e o número do CPF. Também é recomendado levar comprovante de residência e, no caso de naturalizados, o certificado de naturalização.
Para pessoas com deficiência, é obrigatória a apresentação de laudo médico que indique o tipo e grau da deficiência, com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Mais de 3,6 milhões de CIN emitidas
Desde 2023, o Detran RJ já emitiu mais de 3,6 milhões de novas carteiras de identidade, que têm o CPF como único número de identificação. A carteira de identidade atual (RG) continuará válida até 2032.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público