Finanças

Crise no IBGE: após quatro baixas nas Contas Nacionais, gerente da área de publicações também é exonerada

Afastamento ocorre após coordenadora responsável pela divulgação do PIB ter sido retirada de sua função, na semana passada, seguida de outros três gerentes que entregaram seus cargos

Agência O Globo - 28/01/2026
Crise no IBGE: após quatro baixas nas Contas Nacionais, gerente da área de publicações também é exonerada
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Mais uma gerente foi exonerada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, segundo informou um funcionário que preferiu não se identificar. A servidora Ana Raquel, com mais de 40 anos de atuação no órgão, foi retirada da Gerência de Sistematização de Conteúdos Informacionais (Gecoi). A decisão ocorre após uma sequência de afastamentos de profissionais estratégicos na instituição.

De acordo com a fonte, Ana Raquel deve ser substituída por um servidor recém-chegado ao IBGE, cujo nome ainda não foi divulgado. Há suspeitas de que a exoneração tenha caráter de retaliação, já que, no ano passado, a servidora teria denunciado o uso da publicação Brasil em Números para fins de propaganda política.

A exoneração teria sido comunicada em uma reunião na unidade da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde funciona a Gecoi, setor responsável pelas principais publicações do instituto. Na ocasião, a direção também anunciou a transferência do setor para uma unidade em Parada de Lucas, também na capital fluminense.

O clima no IBGE é de tensão. Na semana passada, a pesquisadora Rebeca Palis foi afastada da coordenação das Contas Nacionais. A pouco mais de um mês da divulgação dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025, outros três servidores também se desligaram da área responsável pelos cálculos do PIB.

Entre os que deixaram seus cargos estão Cristiano Martins, gerente de Bens e Serviços, que seria o substituto de Rebeca, mas pediu desligamento dos dois cargos em solidariedade à coordenadora; Claudia Dionísio, gerente das Contas Nacionais Trimestrais; e Amanda Tavares, gerente substituta da área.

Segundo funcionários, as baixas podem comprometer prazos de revisões e projetos em andamento, e há temor de novas exonerações no instituto.

Procurado, o IBGE ainda não confirmou oficialmente a exoneração e não respondeu aos pedidos de comentário até o momento da publicação.