Finanças
Governo avalia novo projeto sobre escala 6x1 e vê aval do Congresso para acordo Mercosul-UE, diz Gleisi
Ministra Gleisi Hoffmann afirma que fim da escala 6x1 é prioridade do governo e aposta em aprovação do acordo Mercosul-União Europeia ainda neste semestre
O governo Lula estuda enviar ao Congresso um projeto de lei unificando todas as propostas em tramitação que tratam do fim da escala 6x1. A informação foi confirmada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo.
Gleisi, que deixará o cargo em abril para disputar uma vaga ao Senado pelo Paraná nas eleições deste ano, declarou a jornalistas que a extinção da escala 6x1 figura entre as principais prioridades da agenda legislativa do governo no primeiro semestre.
— Não está descartada a possibilidade de o governo encaminhar um projeto para agregar todos os que já tramitam no Congresso. É uma prioridade nossa — afirmou a ministra.
Segundo Gleisi, não há motivos para que a pauta não avance no Legislativo. Ela destacou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comprometeu-se a pautar o tema ainda neste semestre, embora não tenha garantido apoio à aprovação.
— Conversamos sobre o projeto de lei pelo fim da escala 6x1. Ele (Motta) é favorável à votação, mas nunca afirmou que garantiria a aprovação. Sempre se comprometeu a colocar o tema em discussão e nós, certamente, trabalharemos pela aprovação. Para mim, o fim da escala 6x1 é comparável à isenção do imposto de renda até R$ 5 mil. Todos achavam impossível aprovar essa medida, mas conseguimos unanimidade nas duas casas do Congresso. Quando a opinião pública demonstra a justeza da proposta, a Casa tende a ser sensível — destacou Gleisi.
A ministra também afirmou não entender a resistência de entidades como a Confederação Nacional da Indústria à proposta.
— A indústria, pelo que me consta, já adota a escala 5x2, não utiliza a 6x1 — ressaltou.
Gleisi acrescentou que o governo deve encaminhar em breve ao Congresso o acordo entre Mercosul e União Europeia, manifestando confiança em uma rápida aprovação pelos parlamentares.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público