Finanças

Lula deve enviar indicação de Messias ao Senado assim que Congresso voltar do recesso, diz Gleisi

Trâmite foi adiado no ano passado diante das resistências de Alcolumbre

Agência O Globo - 28/01/2026
Lula deve enviar indicação de Messias ao Senado assim que Congresso voltar do recesso, diz Gleisi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo Lula enviará, em fevereiro, a mensagem presidencial ao Congresso com a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O envio ocorrerá assim que os trabalhos legislativos forem retomados, após o recesso parlamentar.

O governo optou por adiar o encaminhamento da indicação no ano passado devido à resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que preferia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo.

Segundo Gleisi, há expectativa de que o Senado paute em breve a sabatina de Messias, embora ela não tenha detalhado as negociações entre o presidente Lula e Alcolumbre. Um novo encontro entre ambos deve acontecer para definir o andamento do processo.

Lula anunciou publicamente, em 20 de novembro de 2025, a indicação de Messias para a vaga no STF aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso. No entanto, a mensagem presidencial não foi enviada imediatamente ao Congresso, o que permitiu mais tempo para articulações políticas no Senado, responsável por sabatinar e aprovar a nomeação.

Naquele momento, a avaliação no Palácio do Planalto era de que o nome de Messias enfrentava resistência de senadores do Centrão e do próprio Alcolumbre.

A escolha de Messias reforça a estratégia de Lula de indicar nomes de sua confiança para o Supremo, a exemplo de Cristiano Zanin e Flávio Dino, já nomeados em seu terceiro mandato. Com Messias, o presidente também busca dialogar com o segmento evangélico, onde enfrenta maior rejeição, segundo pesquisas.