Finanças
Lula deve enviar indicação de Messias ao Senado assim que Congresso voltar do recesso, diz Gleisi
Trâmite foi adiado no ano passado diante das resistências de Alcolumbre
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo Lula enviará, em fevereiro, a mensagem presidencial ao Congresso com a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O envio ocorrerá assim que os trabalhos legislativos forem retomados, após o recesso parlamentar.
O governo optou por adiar o encaminhamento da indicação no ano passado devido à resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que preferia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo.
Segundo Gleisi, há expectativa de que o Senado paute em breve a sabatina de Messias, embora ela não tenha detalhado as negociações entre o presidente Lula e Alcolumbre. Um novo encontro entre ambos deve acontecer para definir o andamento do processo.
Lula anunciou publicamente, em 20 de novembro de 2025, a indicação de Messias para a vaga no STF aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso. No entanto, a mensagem presidencial não foi enviada imediatamente ao Congresso, o que permitiu mais tempo para articulações políticas no Senado, responsável por sabatinar e aprovar a nomeação.
Naquele momento, a avaliação no Palácio do Planalto era de que o nome de Messias enfrentava resistência de senadores do Centrão e do próprio Alcolumbre.
A escolha de Messias reforça a estratégia de Lula de indicar nomes de sua confiança para o Supremo, a exemplo de Cristiano Zanin e Flávio Dino, já nomeados em seu terceiro mandato. Com Messias, o presidente também busca dialogar com o segmento evangélico, onde enfrenta maior rejeição, segundo pesquisas.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público