Finanças

ANS inclui novo medicamento para mielofibrose na cobertura obrigatória dos planos de saúde

Momelotinibe integrará o grupo 'Terapia Antineoplásica Oral para Tratamento do Câncer' do rol, passando a ter cobertura obrigatória pelas operadoras a partir de 2 de março

Agência O Globo - 28/01/2026
ANS inclui novo medicamento para mielofibrose na cobertura obrigatória dos planos de saúde
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incorporou ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde o Momelotinibe, medicamento indicado para o tratamento de mielofibrose. Essa doença rara ocorre quando a medula óssea é gradualmente substituída por tecido fibroso, prejudicando a produção normal de sangue. O rol é a lista de procedimentos e tratamentos cuja cobertura é obrigatória pelos planos de saúde.

De acordo com a ANS, o Momelotinibe foi incorporado para casos de risco intermediário e alto, abrangendo mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera e mielofibrose pós-trombocitemia essencial em adultos com anemia.

A decisão foi aprovada pela Diretoria Colegiada da ANS em reunião realizada na última segunda-feira (26). Segundo o órgão regulador, o medicamento passará a integrar o grupo 'Terapia Antineoplásica Oral para Tratamento do Câncer' do rol, tornando-se de cobertura obrigatória pelas operadoras de planos de saúde a partir de 2 de março.

A proposta de inclusão foi submetida diretamente à ANS e analisada durante a 45ª reunião técnica e a 2ª reunião técnica extraordinária da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizadas em outubro de 2025 e janeiro de 2026, respectivamente.

O tema também passou por Consulta Pública 163 e Audiência Pública 61, ambas realizadas em novembro de 2025.