Finanças
Copom decide sobre Selic; veja como aproveitar as melhores opções de renda fixa
Além de proteger o poder de compra, investimentos em renda fixa ajudam a formar patrimônio com menor exposição a riscos.
Com a taxa básica de juros permanecendo estável em 15% ao ano há mais de seis meses, e os indicadores de inflação começando a sinalizar uma possível aproximação da meta de 3% ao ano perseguida pelo Banco Central, o mercado especula sobre quando o Comitê de Política Monetária (Copom) dará início ao ciclo de redução dos juros.
A maior parte dos especialistas acredita que esse movimento só deve ocorrer a partir de março, embora uma parcela menor ainda considere possível o início dos cortes já na reunião que se encerra nesta tarde.
Mesmo assim, a expectativa predominante é de que a Selic continue elevada ao longo do ano, encerrando 2026 em torno de 12%. Esse cenário mantém as aplicações em renda fixa em destaque entre os investidores.
Além de protegerem o poder de compra, os investimentos em renda fixa possibilitam a formação de patrimônio com menor exposição a riscos. Outro ponto positivo é a previsibilidade dos retornos, o que reforça a atratividade desse tipo de aplicação no contexto atual.
No entanto, mesmo dentro da renda fixa, a diversificação é fundamental, considerando diferentes prazos e objetivos financeiros.
Leia a reportagem na íntegra
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público