Finanças
Pesquisa revela que 66% dos universitários endividados cortam itens essenciais para pagar mensalidade
Levantamento da Serasa indica que 48% dos estudantes já trancaram o curso por dificuldades financeiras
Para manter o pagamento das mensalidades universitárias em dia, 66% dos estudantes com dívidas ativas junto às instituições de ensino já deixaram de adquirir itens básicos, como alimentação, transporte e água. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box, que também aponta: 48% dos entrevistados precisaram trancar o curso devido à inadimplência.
O levantamento ouviu 936 universitários inadimplentes em todo o país e revela que o endividamento afeta até o desempenho acadêmico. Entre os participantes, 26% relataram dificuldades de concentração nas aulas em função das dívidas, enquanto 91% afirmaram que a situação impactou sua saúde mental.
Entre as principais causas do endividamento com as instituições de ensino estão o desemprego (28%), a priorização de outras contas (21%), a redução de renda (10%) e a desorganização financeira (9%). Apesar das adversidades, 57% dos estudantes endividados pretendem retomar os estudos ainda em 2024, segundo a pesquisa.
Quanto ao tempo de inadimplência, o estudo aponta que 61% das dívidas estão pendentes há mais de um ano, sendo que 18% ultrapassam cinco anos. Em 71% dos casos, o valor devido não passa de R$ 5 mil.
Como renegociar
Mesmo diante das dificuldades, 89% dos entrevistados consideram fundamental quitar a dívida com a universidade. Para facilitar a regularização, a Serasa oferece mais de 7,4 milhões de oportunidades de renegociação em todo o país, abrangendo 78 instituições de ensino, como Anhanguera, Estácio e Pravaler.
No Rio de Janeiro, mais de 190 mil estudantes podem negociar dívidas com descontos de até 90% pela plataforma Serasa Limpa Nome. Ao todo, são mais de 480 mil ofertas disponíveis no estado.
Os interessados podem consultar as condições pelo aplicativo da Serasa (disponível para Android e iOS), pelo site da Serasa ou pelo WhatsApp, no número (11) 99575-2096.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público