Finanças
Lula e Trump destacam bom relacionamento e acertam visita do brasileiro aos EUA
Presidente brasileiro deve ir a Washington em fevereiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente americano Donald Trump conversaram nesta segunda-feira sobre as tarifas aplicadas a produtos brasileiros nos Estados Unidos e destacaram o bom relacionamento entre os dois países durante uma ligação telefônica. Segundo o Palácio do Planalto, os líderes acertaram uma visita de Lula a Washington em fevereiro.
De acordo com o governo brasileiro, a conversa ocorreu às 11 horas desta segunda-feira e teve duração de cerca de cinquenta minutos. No diálogo, foram abordados temas ligados à relação bilateral e à agenda global.
"Os presidentes trocaram informações sobre indicadores econômicos dos dois países, que apontam boas perspectivas para ambas as economias. O presidente Trump afirmou que o crescimento econômico dos Estados Unidos e do Brasil é positivo para a região como um todo. Ambos saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, que resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros", informou o Palácio do Planalto em nota oficial.
Durante a ligação, ficou acordado que Lula visitará Washington após suas viagens à Índia e à Coreia do Sul, previstas para fevereiro. A data exata ainda será definida, segundo o Planalto.
O tarifaço do governo americano sobre produtos brasileiros entrou em vigor em 6 de agosto. Na decisão inicial, Trump alegou perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e citou ameaças a plataformas americanas. Posteriormente, durante a Assembleia-Geral da ONU, em setembro, Trump e Lula se encontraram rapidamente e relataram uma "excelente química". As negociações formais sobre as tarifas começaram em 6 de outubro, quando ambos conversaram por telefone.
Em novembro, Trump anunciou a redução de tarifas sobre alguns dos principais produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
Inicialmente, em abril, as sobretaxas americanas atingiram 37% dos produtos brasileiros exportados para os EUA. Com a última ordem executiva, esse percentual caiu para 22%.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público