Finanças

Gabinete de Toffoli afirma que todos pedidos de PF e MPF sobre Master foram atendidos

Comunicado diz que investigações foram 'devidamente autorizadas'

Agência O Globo - 23/01/2026
Gabinete de Toffoli afirma que todos pedidos de PF e MPF sobre Master foram atendidos
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Reprodução

O gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou que todos os pedidos feitos pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) na investigação sobre o caso Master foram integralmente atendidos e devidamente autorizados pelo ministro.

A nota do gabinete foi divulgada após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, arquivar a solicitação que pedia o afastamento de Toffoli da relatoria da apuração sobre supostas fraudes financeiras envolvendo o banco Master.

“O procurador-geral da República manifestou-se favoravelmente à permanência do processo no Supremo Tribunal Federal e, mais recentemente, arquivou pedidos de impedimento e suspeição do ministro relator Dias Toffoli”, destaca o comunicado.

Decisões tomadas por Toffoli durante a investigação geraram desconforto na Polícia Federal, como a determinação de que o material apreendido permanecesse sob custódia do STF. O ministro também criticou a corporação pela demora na execução de uma operação por ele autorizada.

O gabinete acrescentou que a investigação agora está sob responsabilidade dos órgãos competentes, referindo-se à PF e à Procuradoria-Geral da República, para análise e instrução do caso.

“Ressalte-se, ainda, que todos os requerimentos formulados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal foram integralmente deferidos, com as investigações devidamente autorizadas pelo ministro relator e atualmente estão sob a custódia dos órgãos competentes para fins de análise e instrução”, reforça o texto.