Finanças
PGR arquiva pedido da oposição para afastar Toffoli de investigação do caso Master
Gonet aponta ausência de elementos e mantém ministro do STF à frente do processo
A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou a representação apresentada por deputados da oposição que solicitava o afastamento do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), da relatoria da investigação sobre supostas fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. A decisão, assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet, é datada de 15 de janeiro.
A representação foi protocolada pelos deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC). Eles alegavam possível impedimento ou suspeição de Toffoli devido a uma viagem a Lima, no Peru, em novembro de 2025.
Segundo os parlamentares, o motivo do questionamento seria o fato de Toffoli ter aceitado carona no jatinho de um empresário para assistir à final da Copa Libertadores da América entre Palmeiras e Flamengo, acompanhado de um advogado de um dos executivos do Banco Master investigado na Operação Compliance Zero. Para os autores da representação, o episódio colocaria em dúvida a isenção do ministro na condução do caso.
Ao decidir pelo arquivamento, Gonet afirmou que os fatos narrados já estão sob análise do STF, com acompanhamento regular da própria PGR. Para o procurador-geral, não há necessidade de novas providências por parte do Ministério Público no momento, o que motivou o arquivamento da solicitação.
"O caso a que se refere a representação já é objeto de apuração perante o Supremo Tribunal Federal, com atuação regular da Procuradoria-Geral da República. Não há, portanto, qualquer providência a ser adotada no momento", destacou Gonet em seu despacho.
A decisão ocorre em um contexto de desconforto quanto à condução das investigações sobre o Banco Master por Dias Toffoli, o que tem gerado críticas públicas à atuação do ministro e incômodo entre alguns integrantes do STF nos bastidores.
Além desse pedido arquivado, outras iniciativas semelhantes foram protocoladas nesta semana pedindo o afastamento do magistrado do caso.
O senador de oposição Eduardo Girão (Novo-CE) também encaminhou à PGR uma representação, alegando que circunstâncias pessoais e decisões controversas de Toffoli ao longo da investigação levantam dúvidas sobre sua imparcialidade. Girão defende que a PGR se manifeste formalmente ao Supremo sobre o tema. Até o momento, não houve resposta da Procuradoria a esse novo pedido.
Os pedidos de afastamento de Toffoli se somam a outras ações parlamentares que questionam decisões do STF e da PGR em casos sensíveis, especialmente aqueles relacionados a autoridades com foro privilegiado.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público