Finanças

Caso Master: diretores do Rioprevidência são alvo de operação da PF nesta sexta-feira

Operação Barco de Papel apura nove operações financeiras suspeitas envolvendo recursos do fundo de previdência estadual

Agência O Globo - 23/01/2026
Caso Master: diretores do Rioprevidência são alvo de operação da PF nesta sexta-feira
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel, que tem como alvos diretores do Rioprevidência — órgão responsável pela gestão de aposentadorias e pensões dos servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro. A ação cumpre quatro mandados de busca e apreensão e faz parte das investigações sobre o chamado Caso Master.

As apurações, iniciadas em novembro de 2025, têm como foco um conjunto de nove operações financeiras realizadas entre novembro de 2023 e julho de 2024. Essas transações resultaram na aplicação de cerca de R$ 970 milhões em recursos do Rioprevidência em Letras Financeiras emitidas por um banco privado.

O trabalho investigativo contou com o apoio da Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (SPREV/MPS), que elaborou o Relatório de Auditoria Fiscal responsável por impulsionar a apuração.

Entre os crimes investigados estão gestão fraudulenta, desvio de recursos, indução em erro de repartição pública, fraude à fiscalização ou ao investidor, além de associação criminosa e corrupção passiva.