Finanças

Gol é única brasileira no ranking das companhias 'low cost' mais seguras do mundo

Empresa integra lista global avaliada por critérios como taxa de incidentes, idade da frota, treinamento de pilotos e auditorias internacionais.

Agência O Globo - 22/01/2026
Gol é única brasileira no ranking das companhias 'low cost' mais seguras do mundo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Gol foi a única companhia aérea brasileira a figurar no ranking das 25 empresas 'low cost' mais seguras do mundo em 2026, divulgado pelo site especializado AirlineRatings.com. O levantamento analisou 320 companhias aéreas globais, considerando critérios técnicos que vão desde a taxa de incidentes por voo até treinamento de tripulação e auditorias internacionais de segurança.

Com a inclusão da Gol, o Brasil torna-se o único representante da América do Sul na lista das 'low cost' mais seguras, ao lado de empresas consolidadas como Jetstar, EasyJet, Southwest, Ryanair e JetBlue. O topo do ranking em 2026 ficou com a HK Express, de Hong Kong, líder pelo segundo ano consecutivo.

Entre os critérios avaliados estão a taxa de incidentes ajustada ao número total de voos, idade da frota, ocorrências graves, treinamento de pilotos e auditorias internacionais. Segundo Sharon Petersen, CEO do AirlineRatings, as diferenças entre as empresas melhor posicionadas são cada vez menores, exigindo cautela na análise dos resultados.

— O que se destaca este ano é como os números são próximos. Menos de quatro pontos separam as posições de um a 14, e no topo a diferença entre as seis primeiras é de apenas 1,3 ponto. Todas as companhias do Top 25 são líderes mundiais em segurança aérea — afirmou Petersen.

Sobre a lista das companhias aéreas 'low cost' mais seguras do mundo, Sharon destacou que, apesar de incidentes registrados, as taxas permanecem baixas:

— De modo geral, é importante destacar que todas as companhias incluídas na lista de 2026 registraram incidentes nos últimos dois anos, que vão desde danos na cauda das aeronaves até incêndios a bordo e desligamentos de motores. Ainda assim, a taxa real de incidentes por voo varia entre 0,002 e 0,09 entre as empresas, o que representa um verdadeiro crédito para a indústria como um todo.

Segundo o AirlineRatings, em um cenário em que acidentes graves são cada vez mais raros, integrar o Top 25 reflete não apenas a qualidade das aeronaves, mas também a atuação das tripulações, a cultura organizacional e a capacidade de gerenciamento de riscos ao longo de milhões de voos realizados a cada ano.

Para 2026, houve maior peso para a prevenção de turbulências, principal causa de ferimentos a bordo, incluindo a participação das empresas em programas como o IATA Turbulence Aware e auditorias independentes de segurança em cabine.

Confira o Top 25 das companhias 'low cost' mais seguras para 2026:

HK Express
Jetstar Airways
Scoot
flydubai (agora considerada companhia aérea full service, que será avaliada como tal em publicações futuras)
EasyJet Group
Southwest
airBaltic
VietJet Air
Wizz Air Group
AirAsia Group
TUI UK
Vueling
Norwegian
JetBlue
FlyNAS
Cebu Pacific
Jet2
Ryanair Ireland and UK
Spring Airlines China
Transavia Group
Eurowings Group
Volaris
WestJet Group
Gol
SKY Airline Chile