Finanças

Instabilidade no Meu INSS foi causada por aumento de acessos, afirma Dataprev

Empresa aponta que alta de logins na plataforma se deve à paralisação programada de três dias das agências e à elevação na procura por consignado

Agência O Globo - 21/01/2026
Instabilidade no Meu INSS foi causada por aumento de acessos, afirma Dataprev
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Aposentados, pensionistas e demais segurados enfrentam dificuldades para acessar o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nos últimos dias, a plataforma Meu INSS tem apresentado instabilidade, dificultando o acesso aos serviços digitais.

A falha no sistema gerou uma série de reclamações dos usuários. O site DownDetector, que monitora notificações em tempo real, registrou um pico de 59 queixas por volta das 10h desta quarta-feira (21).

“Desde às 6h o app e o site já estão instáveis e sem funcionar direito”, relatou um usuário.

Segundo a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, houve aumento de 143% na média diária de acessos à plataforma. A demanda elevada estaria impactando diretamente o funcionamento do sistema.

“São cerca de 8,5 milhões de acessos, enquanto o habitual seria 3,5 milhões, o que impacta no tempo de resposta do sistema”, informou a Dataprev em nota.

De acordo com a empresa, o aumento da demanda foi provocado por atualizações programadas nos sistemas. Durante esse período, os serviços digitais também ficam indisponíveis no site ou aplicativo Meu INSS, assim como na central telefônica 135. A suspensão está prevista para começar às 19h do dia 27.

“A manutenção será realizada para implementar melhorias que integram uma etapa essencial do processo de modernização dos sistemas previdenciários. As ações envolvem a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais moderna, ampliando a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções”, explica a Dataprev.

Outro fator apontado para o aumento de logins é a maior consulta da margem disponível para empréstimo consignado, desde que o salário mínimo foi reajustado para R$ 1.621.

O que está sendo feito para resolver a falha

Para mitigar o problema, a Dataprev informou que alterou a rota dos acessos do tráfego dos servidores do sistema. Segundo a empresa, essa medida permitiu, desde o início das falhas, mais de 400 mil desbloqueios de consignados, número que representa aumento de 60% em relação à média diária de 250 mil.

A instituição também esclareceu que a procura pelo desbloqueio do consignado se deve às novas regras que determinam que, após cada contratação de empréstimo com desconto em folha, o benefício é bloqueado para novas operações, exigindo novo procedimento de desbloqueio caso o segurado deseje realizar outra transação.

Mutirão do INSS

Para antecipar atendimentos agendados nos dias de paralisação das agências, o INSS realizará um mutirão no fim de semana dos dias 24 e 25. Ação semelhante ocorreu nos dias 17 e 18 de janeiro, quando o INSS antecipou agendamentos previstos entre 28 e 30 de janeiro.

Caso o segurado não possa comparecer ao mutirão, o INSS garante o reencaixe em dia útil, mediante consulta aos canais oficiais (site, app ou telefone 135) para confirmação da nova data e horário.

As novas datas e horários devem ser consultados pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central 135 até as 19h do dia 27. Após esse horário, os sistemas ficarão indisponíveis para manutenção programada, com retorno previsto para 1º de fevereiro.