Finanças
Dia da Inclusão Social: como aprimorar o currículo e ampliar as chances de contratação para PcDs
Fim de ano é momento estratégico para se preparar e conquistar novas oportunidades
A busca por uma vaga no mercado de trabalho ainda representa um desafio maior para profissionais com deficiência. No Dia da Inclusão Social, celebrado nesta quarta-feira, a mentora de carreira Priscilla Zanatelli, mestre pela Penn State University e especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), destaca que o fim do ano é um período estratégico para revisar o currículo e se preparar para novas oportunidades.
Evite mencionar a deficiência no currículo
Colocar essa informação logo no início pode levar à eliminação precoce do candidato. Segundo Priscilla, o mercado ainda apresenta resistência e desconhecimento sobre o tema. “O currículo serve para conquistar a entrevista. O momento apropriado para falar sobre a deficiência é durante a entrevista, exceto nos casos em que a vaga é exclusiva para PcDs. Se houver necessidade de acessibilidade para a entrevista, como intérprete ou rampa, mencione isso apenas quando for contatado para agendar o encontro”, orienta.
Não inclua documentos médicos
Esses documentos só são requeridos após a contratação, para fins legais.
Não destaque necessidades de acessibilidade no currículo
Evite frases como “preciso de ajuda para…” no CV. Questões sobre adaptações, acessibilidade ou tecnologia assistiva devem ser abordadas naturalmente apenas na entrevista. É responsabilidade da empresa garantir condições adequadas para todos.
Personalize o currículo para cada vaga
Leia atentamente a descrição da função e utilize palavras-chave relacionadas. Isso aumenta consideravelmente suas chances de passar pelos filtros automáticos. Inclua o cargo pretendido, área de atuação, principais resultados e anos de experiência. Facilite a identificação da sua área de interesse, pois recrutadores valorizam informações claras e objetivas.
Mencione projetos, melhorias, iniciativas e premiações para evidenciar sua maturidade profissional.
Destaque habilidades comportamentais
Evite o uso de cores no layout e não coloque foto.
Inclua competências como comunicação, solução de problemas, organização, autonomia e relacionamento interpessoal. Esteja preparado para exemplificar, na entrevista, como cada uma dessas habilidades foi desenvolvida na prática.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados