Finanças
Governo federal propõe jornada 5x2 com limite de 40 horas semanais
Iniciativa do Planalto ocorre após impasse em relatório que está sendo apreciado por subcomissão
Diante do impasse na subcomissão que discute o fim da escala de trabalho 6x1, o governo federal decidiu apresentar um relatório próprio para substituir o texto do deputado Luiz Gastão (PSD-CE). A proposta do Palácio do Planalto extingue de forma clara o modelo 6x1 e institui a jornada 5x2, com limite de 40 horas semanais e oito horas diárias, reforçando o protagonismo do governo em uma agenda que o presidente Lula pretende destacar em 2026.
O ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, foi designado pelo presidente para apresentar e defender pessoalmente o novo parecer na Câmara dos Deputados.
Transição gradual
O texto elaborado pelo Planalto prevê uma transição: jornada de 42 horas semanais em 2027 e limite de 40 horas a partir de 2028.
Entre os principais pontos, o parecer proíbe reduções salariais, impede acordos individuais que flexibilizem direitos, amplia o descanso semanal para dois dias consecutivos — sendo obrigatório ao menos um domingo de folga a cada três semanas. Também está prevista a revisão das regras para comerciários, adequando a categoria ao novo padrão de jornada.
A iniciativa do governo surge como resposta à recepção negativa do relatório de Gastão, que não extingue o 6x1, propondo apenas uma redução gradual da carga semanal — 42 horas no primeiro ano, 41 no segundo e 40 no terceiro — e sugerindo desoneração da folha para empresas com alto custo de pessoal, como forma de amenizar impactos econômicos.
Para o governo, o texto do relator não enfrenta o principal problema da escala e não atende à expectativa criada na própria subcomissão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados