Finanças

Receita Federal notifica mais de 340 mil empreendedores sobre risco de exclusão de parcelamentos do Simples Nacional

Entre os notificados, 250 mil contribuintes têm mais de seis parcelas em atraso, o que pode levar ao cancelamento do acordo, conforme as regras vigentes

Agência O Globo - 27/11/2025
Receita Federal notifica mais de 340 mil empreendedores sobre risco de exclusão de parcelamentos do Simples Nacional
- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal iniciou o envio de comunicados a mais de 340 mil empreendedores do Simples Nacional que correm o risco de ter seus parcelamentos cancelados por inadimplência. Do total, 250 mil contribuintes acumulam mais de seis parcelas vencidas, condição que pode resultar na exclusão do acordo, de acordo com a legislação atual.

Segundo o órgão, mesmo nos casos de possível exclusão, a perda do parcelamento não impede a regularização do débito na esfera administrativa.

A Receita Federal ressalta que a regularização imediata pode evitar o aumento da dívida, prevenindo a incidência de novos encargos, acréscimos legais e honorários que podem elevar o valor devido.

Além dos comunicados, o órgão também enviou 204 mil mensagens adicionais a contribuintes com parcelamentos do Simples Nacional em atraso de uma ou duas parcelas. Nesses casos, não há risco de exclusão, sendo apenas um alerta para incentivar o pagamento em dia e evitar que o débito evolua para uma situação de risco futuramente.

Como renegociar

O contribuinte pode consultar sua situação e solicitar uma nova negociação pelo Portal de Serviços da Receita Federal, acessando o menu “Meus Parcelamentos do Simples”.

A solicitação também pode ser feita pelo Portal do Simples Nacional.