Finanças
Venezuela revoga licença de Gol e Latam para operar no país em meio à tensão com os EUA
Decisão, que atinge também outras quatro companhias aéreas, ocorre após suspensão de voos para Caracas em resposta a alerta de segurança de agência americana.
O governo da Venezuela revogou as licenças de operação de diversas companhias aéreas estrangeiras, incluindo Gol e Latam, após as empresas suspenderem voos para o país em resposta a um alerta de segurança emitido pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
Segundo o Instituto Nacional de Aviação Civil da Venezuela, a decisão foi motivada pela suposta participação das companhias em "atos de terrorismo de Estado promovidos pelo governo dos Estados Unidos". A declaração foi publicada no Instagram do órgão nesta quinta-feira, mas a postagem foi posteriormente removida.
Além de Gol e Latam, a medida atinge também a Turkish Airlines, a colombiana Avianca, a portuguesa TAP e a espanhola Iberia.
As empresas estrangeiras cancelaram seus voos de entrada e saída da Venezuela diante do aumento das tensões entre os Estados Unidos e o regime de Nicolás Maduro.
Enquanto isso, companhias aéreas locais, submetidas a um controle governamental mais rígido, continuam operando normalmente, enquanto a autoridade de aviação civil venezuelana pressiona as empresas estrangeiras a restabelecerem o serviço.
No último sábado, a FAA emitiu um comunicado alertando operadores a exercerem cautela em todas as altitudes devido à "pior situação de segurança e ao aumento da atividade militar ao redor da Venezuela".
Em nota separada, a agência americana destacou ainda que houve aumento da interferência nos sistemas de navegação do espaço aéreo venezuelano e intensificação dos exercícios militares no país.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil