Finanças
Venezuela revoga licença de Gol e Latam para operar no país em meio à tensão com os EUA
Decisão, que atinge também outras quatro companhias aéreas, ocorre após suspensão de voos para Caracas em resposta a alerta de segurança de agência americana.
O governo da Venezuela revogou as licenças de operação de diversas companhias aéreas estrangeiras, incluindo Gol e Latam, após as empresas suspenderem voos para o país em resposta a um alerta de segurança emitido pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
Segundo o Instituto Nacional de Aviação Civil da Venezuela, a decisão foi motivada pela suposta participação das companhias em "atos de terrorismo de Estado promovidos pelo governo dos Estados Unidos". A declaração foi publicada no Instagram do órgão nesta quinta-feira, mas a postagem foi posteriormente removida.
Além de Gol e Latam, a medida atinge também a Turkish Airlines, a colombiana Avianca, a portuguesa TAP e a espanhola Iberia.
As empresas estrangeiras cancelaram seus voos de entrada e saída da Venezuela diante do aumento das tensões entre os Estados Unidos e o regime de Nicolás Maduro.
Enquanto isso, companhias aéreas locais, submetidas a um controle governamental mais rígido, continuam operando normalmente, enquanto a autoridade de aviação civil venezuelana pressiona as empresas estrangeiras a restabelecerem o serviço.
No último sábado, a FAA emitiu um comunicado alertando operadores a exercerem cautela em todas as altitudes devido à "pior situação de segurança e ao aumento da atividade militar ao redor da Venezuela".
Em nota separada, a agência americana destacou ainda que houve aumento da interferência nos sistemas de navegação do espaço aéreo venezuelano e intensificação dos exercícios militares no país.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região