Finanças

Veja como acessar o novo mecanismo de devolução de dinheiro do Pix em caso de fraude

Ferramenta está disponível desde domingo e passará a ser obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026

Agência O Globo - 25/11/2025
Veja como acessar o novo mecanismo de devolução de dinheiro do Pix em caso de fraude
- Foto: Reprodução

O mecanismo que permite rastrear e devolver recursos em casos de fraude no Pix foi atualizado e já está disponível desde o último domingo. Com a nova versão, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) passa a acompanhar todo o “caminho do dinheiro” em situações de golpes, fraudes ou coerções envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos.

Por enquanto, o uso da ferramenta pelas instituições financeiras é opcional, mas se tornará obrigatório a partir de 2 de fevereiro de 2026.

Lançado originalmente em 2021, um ano após a criação do Pix, o MED foi desenvolvido para agilizar a devolução de valores a clientes vítimas de golpes ou fraudes. Entretanto, já em 2022, o Banco Central (BC) e as instituições perceberam a necessidade de ampliar o alcance do mecanismo.

No formato anterior, a devolução dos valores era limitada à conta inicialmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores costumam transferir rapidamente os valores para outras contas, dificultando o bloqueio dos recursos.

Com o aprimoramento, o MED agora identifica “possíveis caminhos dos recursos”, indo além da primeira conta para a qual o dinheiro foi transferido. Essas informações são compartilhadas com os bancos envolvidos nas transações, permitindo a devolução dos valores em até 11 dias após a contestação feita pelo cliente.

Botão de contestação

Desde 1º de outubro, o Pix conta com o “botão de contestação”, funcionalidade integrada ao MED que pode ser acionada diretamente no aplicativo da instituição em casos de fraude, golpe ou coerção.

De acordo com o Banco Central, o objetivo é facilitar a contestação de transações via Pix pelos usuários, tornando o procedimento totalmente digital e eliminando a necessidade de contato com atendentes.

Esse recurso acelera o bloqueio dos valores nas contas dos criminosos, permitindo que vítimas de operações indevidas possam recuperar o dinheiro em menos tempo.

Como pedir o Pix de volta?

Segundo o BC, para solicitar a devolução é necessário registrar o pedido na sua instituição financeira em até 80 dias a partir da data da transação.

Veja o passo a passo:

1. Você registra a reclamação na sua instituição;

2. A instituição avalia o caso e, se identificar que foi um golpe, o recebedor do Pix terá os recursos bloqueados na conta;

3. O caso é analisado em até 7 dias. Se não for constatada fraude, os valores são desbloqueados para o recebedor. Se confirmado o golpe, o dinheiro é devolvido em até 96 horas (integral ou parcialmente), caso haja saldo na conta do fraudador;

4. Se a devolução for parcial, o banco do fraudador deve realizar bloqueios ou devoluções parciais sempre que houver novos créditos na conta, até atingir o valor total da devolução ou até 90 dias após a transação original.