Finanças
Pix ganha nova versão de ferramenta para devolução de dinheiro em casos de fraude
Ferramenta está disponível desde domingo e será obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026
A nova versão da ferramenta que permite rastrear e devolver recursos em casos de fraude no Pix já está disponível desde o último domingo. Com a atualização, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) passa a acompanhar todo o “caminho do dinheiro” em ocorrências de golpes, fraudes ou coerções envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos.
Inicialmente, o uso da novidade pelas instituições financeiras é facultativo, mas passará a ser obrigatório a partir de 2 de fevereiro de 2026.
O MED foi lançado originalmente em 2021, um ano após a criação do Pix, para possibilitar a devolução mais rápida do dinheiro de clientes lesados em casos de golpe ou fraude. No entanto, já em 2022, bancos e Banco Central identificaram a necessidade de ampliar o alcance do mecanismo.
No formato original, a devolução dos valores ocorria apenas a partir da conta inicialmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores costumam agir rapidamente, retirando os recursos dessa conta e transferindo-os para outras antes do bloqueio.
Com o aprimoramento, o MED passa a identificar “possíveis caminhos dos recursos”, indo além da primeira conta para a qual o dinheiro foi transferido. Essa identificação será compartilhada com as instituições envolvidas nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação do cliente.
Botão de contestação
Desde 1º de outubro, o Pix conta com o “botão de contestação”, funcionalidade integrada ao MED que pode ser acionada diretamente no aplicativo da instituição em situações de fraude, golpe ou coerção.
Segundo o Banco Central, a iniciativa visa facilitar a contestação de uma transação via Pix pelos usuários do sistema. O procedimento será realizado de forma digital, sem a necessidade de contato com um atendente.
O recurso permite acelerar o bloqueio dos valores nas contas de criminosos, possibilitando que vítimas de operações indevidas recuperem o dinheiro em menos tempo.
Como pedir o Pix de volta?
De acordo com o Banco Central, para solicitar a devolução do recurso é necessário registrar o pedido na sua instituição financeira em até 80 dias após a realização do Pix.
Veja o passo a passo:
• Você registra a reclamação na sua instituição financeira;
• A instituição avalia o caso e, se entender que houve golpe, o recebedor do seu Pix terá os recursos bloqueados na conta;
• O caso é analisado em até 7 dias. Se for concluído que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, o dinheiro será devolvido em até 96 horas (total ou parcialmente), caso haja saldo na conta do fraudador;
• Caso a devolução seja feita parcialmente, o banco do fraudador deverá realizar múltiplos bloqueios ou devoluções parciais sempre que houver novos créditos na conta, até que se alcance o valor total da devolução ou 90 dias após a transação original.
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