Finanças

INSS prorroga prazo para aposentados reivindicarem devolução de descontos indevidos

Governo estima que 4,8 milhões de beneficiários ainda podem solicitar ressarcimento

Agência O Globo - 10/11/2025
INSS prorroga prazo para aposentados reivindicarem devolução de descontos indevidos
- Foto: Reprodução

O prazo para que aposentados do INSS possam reclamar e serem ressarcidos por descontos indevidos realizados por associações e sindicatos será prorrogado. Inicialmente previsto para encerrar em 14 de novembro, o período agora se estenderá até 14 de fevereiro de 2026. O anúncio foi feito durante sessão da CPI do INSS pelo vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS).

Pimenta informou que a prorrogação foi antecipada pelo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, nesta segunda-feira. O ministro confirmou a informação ao jornal EXTRA, ressaltando que a medida aguarda apenas assinatura formal.

Segundo o deputado, até a próxima sexta-feira, 3,721 milhões de aposentados que já registraram reclamações sobre descontos indevidos serão ressarcidos, totalizando R$ 2,541 bilhões devolvidos.

No entanto, o governo calcula que ainda existam 4,8 milhões de aposentados aptos a reclamar, mas que ainda não procuraram o INSS para solicitar o ressarcimento.

“Temos que fazer um esforço de esclarecimento porque muitos aposentados não perceberam que foram roubados”, destacou Pimenta no início dos trabalhos da CPI.

No final de abril, a operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, revelou um esquema de desvio de recursos de aposentados por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) firmados com o INSS. Na ocasião, toda a cúpula do órgão foi afastada por decisão judicial.