Finanças
Aneel aprova renovação da concessão da Light por mais 30 anos
Agência conclui que distribuidora atende critérios técnicos e operacionais; decisão final será do Ministério de Minas e Energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a renovação, por mais 30 anos, da concessão da Light, responsável pela distribuição de energia elétrica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O voto do relator, diretor Gentil Nogueira, destacou que a empresa cumpre todos os requisitos legais, técnicos e operacionais exigidos pela regulação.
Segundo a área técnica da Aneel, a Light atingiu os indicadores de continuidade do fornecimento de energia e apresentou medidas adequadas para garantir a gestão econômico-financeira da companhia. O relatório também ressalta que a empresa entregou toda a documentação de regularidade fiscal, trabalhista e setorial, além de comprovar qualificação jurídica e técnica.
Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos — como o aumento das perdas comerciais e a recuperação judicial concluída em 2024 —, o voto do relator reconheceu que a Light demonstrou capacidade de retomada e compromisso com a qualidade do serviço.
Com a aprovação, o processo segue agora para o Ministério de Minas e Energia (MME), que dará a palavra final sobre a renovação. Caso seja confirmada, o novo contrato estenderá a concessão até 2056.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão