Finanças

Indústria registra queda de 0,4% em setembro e indica desaceleração do setor

Resultado supera levemente as projeções do mercado, que esperavam recuo de 0,5%

Agência O Globo - 04/11/2025
Indústria registra queda de 0,4% em setembro e indica desaceleração do setor
- Foto: Reprodução

A produção industrial brasileira recuou 0,4% em setembro, após ter registrado alta de 0,8% em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. O desempenho ficou levemente acima das expectativas dos analistas, que projetavam retração de 0,5%.

Na comparação com setembro de 2024, a produção industrial apresentou crescimento de 2%.

No acumulado do ano de 2025, o setor industrial avançou 1%. Já no acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 1,5%.

O resultado de agosto já apontava para uma desaceleração, conforme antecipado por analistas. Apesar do avanço naquele mês, os meses anteriores já mostravam perda de ritmo, em meio a um cenário macroeconômico desfavorável, marcado por juros elevados (Selic).

Entre abril e julho, o setor ficou quatro meses sem crescimento expressivo. Em abril e maio, as quedas foram de 0,6% e 0,5%, respectivamente; em junho, a produção ficou praticamente estável, com variação de 0,1%; e em julho houve leve recuo de 0,2%. Segundo André Macedo, gerente da pesquisa, nesse período a indústria acumulou perda de 1,3%.

"No resultado de setembro, o setor industrial voltou a registrar perda, influenciada, principalmente, por segmentos de peso na estrutura industrial que apresentaram recuos relevantes na produção: indústria farmacêutica (medicamentos), setor extrativo (óleos brutos de petróleo) e indústria automobilística (automóveis e autopeças), que, em conjunto, respondem por aproximadamente 23% do total da indústria geral", afirmou Macedo.

Das 25 atividades industriais pesquisadas, 12 apresentaram queda na produção. O principal impacto negativo veio dos produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que registraram retração de 9,7%.