Finanças
Aneel analisa pedido da Light para renovar concessão
Diretor Gentil Nogueira indica voto favorável à prorrogação do contrato da distribuidora
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisa nesta terça-feira o pedido da Light para renovar, por mais 30 anos, a concessão de distribuição de energia elétrica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Processo de renovação:
Cabe à Aneel recomendar ou não a renovação, mas a decisão final é do Ministério de Minas e Energia. O diretor-relator do caso, Gentil Nogueira, já sinalizou voto favorável à prorrogação do contrato.
A Light formalizou o pedido de renovação em 2 de junho de 2023.
Critérios técnicos e regularidade
Segundo o voto do relator, as áreas técnicas da Aneel não identificaram obstáculos à renovação, pois a distribuidora cumpriu os critérios de eficiência na continuidade do fornecimento, gestão econômico-financeira e apresentou toda a documentação de regularidade fiscal, trabalhista, setorial e de qualificação jurídica, econômico-financeira e técnica.
Entre os critérios avaliados está a continuidade do serviço, que exige que a empresa não ultrapasse, por três anos consecutivos, os limites anuais dos indicadores coletivos de frequência e duração de interrupções no fornecimento. De acordo com o relatório, a Light atende a esses requisitos.
Outro ponto analisado é a gestão econômico-financeira da empresa. Embora a área técnica da Aneel reconheça que a Light enfrentou dificuldades nesse aspecto, especialmente entre 2018 e 2020, foram adotadas medidas consideradas suficientes para atender aos critérios exigidos.
Caso a renovação seja aprovada pelo colegiado da Aneel, o processo seguirá para decisão final do Ministério de Minas e Energia.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público