Finanças
Brasil não baixou a cabeça quando Trump sobretaxou e 'ofendeu', diz Lula: 'a gente tem caráter'
Declaração ocorre em meio a sinais de reaproximação diplomática e preparação de encontro presencial com Trump na Malásia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o Brasil soube defender sua soberania e “não abaixou a cabeça” durante o período de maior tensão comercial com os Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump.
A declaração foi feita durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, quando Lula ressaltou a importância de uma política econômica autônoma para o país e relembrou o embate com o ex-presidente americano.
— Todo mundo sabe que quando o presidente Trump sobretaxou o Brasil e ofendeu o Brasil, a gente não abaixou a cabeça — disse Lula. — Porque, embora a gente não seja tão grande como eles, a gente tem caráter que muitas vezes eles não sabem que a gente tem. É isso o que faz um país virar nação, é isso o que significa soberania nacional — enfatizou.
O comentário faz referência à crise diplomática desencadeada quando a administração Trump impôs sobretaxas a produtos brasileiros. Agora, o episódio é relembrado em meio a sinais de reaproximação diplomática. No começo deste mês Lula e Trump conversaram por telefone, em uma tentativa de restabelecer o diálogo e normalizar as relações comerciais entre os dois países.
Uma conversa presencial pode acontecer ainda neste mês com a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia. O encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos está sendo preparado pelas chancelarias dos dois países.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados