Finanças
Bancos farão mutirão de negociação de dívidas a partir de 1º de novembro
Segundo a Febraban. mais de 160 instituições vão participar da ação. Será possível renegociar cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades
Instituições financeiras vinculadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) farão um grande mutirão de negociação de dívidas a partir de 1º de novembro. Os interessados poderão desfrutar de condições especiais de parcelamento, com desconto no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com a política de cada instituição participante.
O tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira vai permitir negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia nem estejam prescritas.
“Na última edição, realizada em março deste ano, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados. Além de trazer alívio financeiro imediato para consumidores endividados, a ação também ajuda a prevenir o superendividamento e é uma oportunidade para ações de educação financeira”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
Instituições participantes
Segundo a federação. mais de 160 instituições vão participar da ação, que também contará com o apoio do Banco Central, a da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.
As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr. Para acessá-lo, no entanto, é necessário ter conta nível prata ou Ouro.
Ainda de acordo com a Febraban, para as pessoas superendividadas o fluxo de negociação será diferente, pois exigira um maior entendimento das dívidas e o apoio do Procon para criação de um plano de pagamento.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados