Esportes

Porto Alegre avança para se tornar referência nacional na natação em águas abertas

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em 16 de setembro, o projeto de lei que declara a capital gaúcha como Cidade da Natação em Águas Abertas.

Francismar Pedro Siviero 17/09/2026
Porto Alegre avança para se tornar referência nacional na natação em águas abertas
Porto Alegre avança para se tornar referência nacional na natação em águas abertas

De autoria do vereador Gilson Padeiro (PSDB), a proposta tem como objetivo valorizar e promover a modalidade como instrumento de saúde, lazer e integração social. O texto também busca reconhecer Porto Alegre como referência nacional na realização de eventos de natação em águas abertas, especialmente no Lago Guaíba.

Entre as diretrizes estão ainda o estímulo ao turismo esportivo, o uso sustentável dos espaços públicos e o fortalecimento da identidade esportiva e ambiental do município.

Segundo o autor, a natação em águas abertas vai além do aspecto competitivo. A modalidade contribui para a integração comunitária, a promoção da saúde e a aproximação da população com os espaços naturais da cidade, tendo o Guaíba como um dos principais cenários.  

A iniciativa dialoga diretamente com ações que já aproximam esporte e preservação ambiental em Porto Alegre. O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais incentiva a prática da natação em águas abertas e desenvolve ações de educação ambiental e social, utilizando diferentes pontos da cidade como espaços de esporte, conscientização e cidadania.  

Entre as iniciativas estão o Nade Por Árvores, o #LIMPEOLAGOGUAÍBA e o Desafio da Ilha do Presídio, ações que buscam ampliar a relação dos participantes com os ambientes aquáticos e reforçar a importância da preservação.  

Com a aprovação do projeto, Porto Alegre dá mais um passo para fortalecer a natação em águas abertas como atividade esportiva, de lazer, turismo e integração com o meio ambiente.