Esportes
GP da Itália terá troféu inovador que reflete público em Monza
Batizado de 'Fragile', prêmio foi criado pela dupla artística napolitana 'Vedovamazzei'
O vencedor do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, que acontece em Monza, receberá neste fim de semana um troféu diferente do habitual.
Batizada de "Fragile", a peça foi concebida para que o público posicionado abaixo do pódio possa enxergar seu próprio reflexo na superfície do prêmio.
A obra foi apresentada nesta sexta-feira (4) na área de hospitalidade da Pirelli, empresa que encomendou o troféu com o apoio do Pirelli HangarBicocca, espaço para exposições de arte contemporânea em Milão.
O design remete a uma torre formada por copos, tigelas e outros recipientes empilhados, criando uma estrutura que combina a aparência de fragilidade com um acabamento sofisticado.
O "Fragile" foi criado pela dupla artística napolitana "Vedovamazzei", formada por Simeone Crispino e Stella Scala, e utiliza uma técnica complexa de impressão 3D com pó de nylon e, posteriormente, recebe etapas de pintura, galvanização e polimento espelhado.
"Todo o público poderá ver seu reflexo no troféu do campeão a partir de baixo do pódio", afirmaram os artistas.
A escolha do conceito também busca dialogar com a atmosfera única do circuito italiano. Para o ex-piloto da Ferrari Jean Alesi, o pódio em Monza proporciona uma das imagens mais marcantes da Fórmula 1. "É lendário: um mar de pessoas, cores e emoções", afirmou.
O GP da Itália, a 13ª etapa da temporada 2026, acontece neste domingo (6), a partir de 10h (horário de Brasília), no tradicional circuito de Monza.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior