Esportes

Após uma passagem pela NFL, Dae'Quan Wright pode estar voltando para LSU por ordem judicial.

Por Brett Martel e Rob Maaddi, repórteres esportivos da Associated Press. 24/08/2026
Após uma passagem pela NFL, Dae'Quan Wright pode estar voltando para LSU por ordem judicial.
O tight end do Cleveland Browns, Dae'Quan Wright, se aquece antes de um jogo de pré-temporada da NFL contra o Buffalo Bills, no sábado, 22 de agosto de 2026, em Cleveland. - Foto: Foto AP/Carolyn Kaster.

BATON ROUGE, Louisiana (AP) — Após uma passagem pela NFL, o ex-jogador de tight end da Ole Miss, Dae'Quan Wright, pode estar a caminho da LSU graças a uma decisão judicial que está causando alvoroço no esporte universitário, permitindo a Wright e outros um quinto ano de elegibilidade inesperado.

O agente de Wright, Drew Rosenhaus, disse à Associated Press na segunda-feira que o tight end foi dispensado pelo Cleveland Browns e, se não for reivindicado por outra equipe, se juntará ao elenco de Lane Kiffin no LSU, time número 11 do ranking.

Caso se junte aos Tigers, acredita-se que Wright será o primeiro jogador a retornar ao futebol americano universitário após atuar na NFL. Ele pode não ser o último.

Em uma coletiva de imprensa na segunda-feira, Kiffin se recusou a discutir sobre jogadores específicos, mas disse sobre os jogadores envolvidos no processo: “Eles estão disponíveis para recrutamento. Então, nós, assim como muitos outros lugares pelo país, estamos recrutando-os.”

Segundo Kiffin, não fazer isso poderia levar a uma situação em que "poderíamos acabar jogando contra eles".

Wright assinou com o Philadelphia Eagles como calouro não selecionado no draft. Depois de ser dispensado pelo Philadelphia em 11 de agosto, o Cleveland Browns o contratou. Wright não jogou nas duas partidas de pré-temporada do Cleveland. Wright jogou duas temporadas sob o comando de Kiffin na Universidade de Ole Miss. No ano passado, ele fez 39 recepções para 635 jardas e cinco touchdowns pelos Rebels.

Wright estava entre um grupo de jogadores que entraram com uma ação judicial em um tribunal da Louisiana, alegando que uma nova regra da NCAA, que concede cinco anos de elegibilidade à maioria dos atletas, deveria se aplicar a ele e a outros que não foram "incluídos" na regra, que não incluía aqueles que se formaram no ensino médio em 2022.

Wright e outros dois jogadores que atuaram sob o comando de Kiffin em Ole Miss — o ex-defensive tackle do New Orleans Saints, Zxavian Harris, e o safety do Arizona Cardinals, Wydett Williams — estavam entre os que obtiveram uma liminar na semana passada. O ex-linebacker do LSU e atual jogador do Tampa Bay Buccaneers, Jack Pyburn, também estava entre os autores da ação.

Os jogadores podem recuperar sua elegibilidade universitária se rescindirem seus contratos profissionais e reembolsarem quaisquer ganhos obtidos no esporte. O contrato de Pyburn com os Bucs lhe garantia US$ 115.000, incluindo um bônus de assinatura de US$ 15.000.

"Estou apenas tentando me superar como jogador e como pessoa, e jogar o meu melhor futebol, seja onde for", disse Pyburn ao The Athletic na semana passada.

Uma audiência preliminar para concessão de liminar está agendada para 31 de agosto em East Baton Rouge, Louisiana.

A Conferência Sudeste (SEC) possui sua própria regra que proíbe transferências dentro da conferência após um período determinado em janeiro. O comissário Greg Sankey enviou um lembrete às universidades sobre essa regra no início deste mês, embora não haja certeza de como ela afetará a transferência de Wright para a LSU após a decisão judicial.

O juiz da Louisiana permitiu o quinto ano e também ordenou que o portal de transferências do futebol, normalmente aberto apenas em janeiro, fosse reaberto por uma semana para os jogadores envolvidos no processo.

“Na minha opinião, conhecendo as informações, é realmente errado criticar esses jovens”, disse Kiffin, cuja transferência de Ole Miss para LSU na última temporada também gerou tensão entre as universidades da SEC. “Eles receberam um quinto ano de prorrogação por decisão judicial, alegando que foram injustiçados pela NCAA. … Simplesmente, um juiz decidiu que eles deveriam ter um quinto ano, assim como todos os outros daqui para frente.”

Kiffin sugeriu que o atual recrutamento de calouros da NFL pelas universidades é uma “circunstância totalmente única que surgiu por causa da regra dos cinco por cinco, e porque os jogadores sentem que deveriam ter sabido disso antes, e por causa de todos os casos pelo país. Não acho que teremos essa situação novamente.”

Outros treinadores, no entanto, têm se mostrado menos receptivos.

“Acho que há muitos aspectos negativos envolvidos nisso”, disse o técnico do Oregon, Dan Lanning. “Uma vez que você chega à NFL, para mim, você está na NFL. Você não tem a oportunidade de voltar.”

O técnico da Flórida, Jon Sumrall, acrescentou: “O que realmente me incomoda é que as regras mudam quase que diariamente, com base em decisões judiciais, ou no que acontece em tribunais no Colorado, ou aqui, ou na Louisiana. Precisamos de continuidade e consistência em todos os casos.”