Esportes
Encontro com autoridades, desfile com taça e shows: a festa da Espanha em Madri
Comemorações marcam retorno da seleção após vitória na Copa do Mundo 2026
A comemoração da Espanha pela conquista da Copa do Mundo 2026 parou Madri. A delegação desembarcou na capital espanhola na manhã desta segunda-feira, 20, um dia após vencer a Argentina por 1 a 0 na prorrogação na decisão disputada no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos Estados Unidos. Durante a festa, jogadores e comissão técnica tiveram encontros com autoridades do país e percorreram as ruas da cidade em desfile.
Logo depois de deixarem o Aeroporto de Barajas, os campeões do mundo foram recebidos pelo Rei Felipe VI, pela Rainha Letizia e pelas Princesas Leonor e Sofia na Casa Real. Juntos, todos fizeram o grito de "campeões, campeões".
"Parabéns a todos. Vocês enfrentaram algumas críticas, mas o que é tudo isso comparado a trazer esta taça para casa? É preciso unir cabeça e coração, ter paciência e permanecer fiel ao seu estilo. Graças a vocês, a Espanha é novamente campeã mundial", disse o Rei Felipe VI à seleção.
Em seguida, a seleção espanhola foi ao encontro do primeiro-ministro Pedro Sánchez no Palácio de Moncloa, sede do governo espanhol.
De lá, a delegação deu início ao desfile pelas ruas de Madri em ônibus aberto com a taça da Copa. O veículo passou por vias importantes da cidade, como as ruas Princesa, Goya e Serrano, além de pontos turísticos, como a Praça da Independência e da Puerta de Alcalá. O desfile terminou na Calle de Montalbán, ao lado da Praça de Cibeles, onde um palco foi montado para concluir as celebrações do bicampeonato com shows musicais de Aitana, Viva Suecia, Saiko e animação.
Ao final do desfile, os 26 jogadores do elenco foram chamados um a um para subirem ao palco da Praça Cibeles. Lamine Yamal, Pau Cubarsí e o capitão Rodri foram os mais celebrados pela torcida. Já Nico Williams entrou ao som de funk brasileiro, enquanto Marc Cucurella cantou sua canção que viralizou na conquista do título da Euro 2024. Luis de la Fuente, técnico que levou a Espanha ao topo do mundo novamente, foi jogado para cima pelos jogadores.
De acordo com o jornal espanhol Marca, mais de 2 milhões de pessoas foram à Praça de Cibeles para recepcionar a seleção espanhola.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3CVRISE FINANCEIRA
Tesouro Nacional bloqueia repasses do FPM para cinco municípios de Alagoas
-
4CULTURA E TURISMO
Palmeira dos Índios anuncia hoje a programação oficial do Festival de Inverno 2026
-
5CORRUPÇÃO
Rio tem R$ 71,8 bilhões em contratos e recursos públicos sob investigação por corrupção