Esportes
Seleção feminina de vôlei sofre com erros e perde para os EUA na Liga das Nações
Desempenho irregular da equipe brasileira resulta em derrota na fase classificatória.
No encerramento da fase classificatória da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL) 2026, a seleção dos Estados Unidos levou a melhor sobre o Brasil. Em partida disputada na Arena Osaka na madrugada deste domingo (12), as norte-americanas impuseram seu ritmo e venceram o clássico por 3 sets a 0 , com parciais de 26/24, 25/22 e 25/16 .
O resultado garantido aos EUA a liderança geral da tabela nesta primeira etapa. Vindo de uma derrota dolorosa para a Tailândia, por 3 a 0 , onde atuoso com o elenco reservado, o técnico José Roberto Guimarães escalou a força máxima do Brasil, apostando no trio de ponteiras com Ana Cristina, Julia Bergmann e Rosamaria.
Do outro lado, o volume de jogo das norte-americanas, capitaneadas pela ponteira Avery Skinner, disse as ações nos momentos mais equilibrados.
O jogo começou elétrico, com o Brasil abrindo boa vantagem no início do primeiro set graças ao forte desempenho do bloqueio de Diana. Contudo, os Estados Unidos ajustaram a linha de passe e buscaram o placar. Na reta final, a consistência defensiva das norte-americanas prevaleceu nos pontos decisivos, fechando a parcial em um apertado 26 a 24 .
A tônica se repetiu no segundo set. Rosamaria chamou a responsabilidade no ataque brasileiro, mas o oposto norte-americano Jordan Thompson e as jogadas rápidas pelo meio desestabilizaram a marcação brasileira. Embaladas, as atuais campeãs olímpicas fecharam parcialmente por 25 a 22 .
Abatido psicologicamente e sofrendo com erros na virada de bola, o Brasil não conseguiu esboçar ocorrência no terceiro conjunto. Os Estados Unidos ditaram um ritmo avassalador desde o início e abriram grande margem. Sem dificuldades e explorando as falhas de recepção da equipe brasileira, as norte-americanas fecharam o set por 25 a 16 , carimbando o triunfo em sets diretamente.
Apesar das revés na rodada de fechamento, a seleção brasileira já entrou em quadra com a classificação garantida para o mata-mata da VNL. A vaga havia sido garantida na sexta-feira após a vitória sobre a Polônia por 3 sets a 1 .
Agora, as comandadas de Zé Roberto Guimarães organizaram os malas rumores em Macau, na China, onde as oito melhores seleções disputaram as quartas de final em sistema de eliminação simples, entre os dias 22 e 26 de julho .
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
3ORGULHO PALMEIRENSE
Professor de Palmeira dos Índios é aprovado em curso nacional de elite do voleibol
-
4BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió
-
5ARAPIRACA
Governo de Alagoas autoriza início de obras de acesso às Vilas São José e Aparecida, em Arapiraca