Esportes
Uefa pune Prestianni por ofensas a Vini Jr. e impõe suspensão de seis jogos
Jogador do Benfica é suspenso após investigação sobre conduta discriminatória contra Vinícius Júnior em partida da Champions League; punição pode ser ampliada para competições globais.
A Uefa anunciou, nesta sexta-feira (24), a suspensão do meia Gianluca Prestianni, do Benfica, após concluir investigação sobre ofensas direcionadas ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante uma partida válida pela Champions League.
De acordo com comunicado oficial, o Comitê de Controle, Ética e Disciplina da Uefa decidiu aplicar ao jogador uma suspensão total de seis partidas por conduta considerada discriminatória. Parte da punição, entretanto, terá caráter condicional.
Entenda a punição aplicada
Pela decisão, Prestianni ficará afastado de seis jogos oficiais organizados pela Uefa — tanto em competições de clubes quanto de seleções — para os quais estaria apto a atuar. Três dessas partidas terão cumprimento imediato, enquanto as outras três ficam suspensas, em regime probatório, por dois anos.
A sanção já considera uma suspensão provisória cumprida anteriormente pelo atleta, durante os playoffs do torneio europeu.
Além disso, a Uefa solicitou à Fifa que a punição seja estendida para competições de âmbito global, o que pode afetar futuras convocações ou participações do jogador em torneios fora da Europa.
O episódio ocorreu no confronto entre Benfica e Real Madrid, realizado em fevereiro, em Lisboa, pela fase de playoffs da Champions League.
Na ocasião, Vinícius Júnior acusou o jogador argentino de ter proferido uma ofensa de cunho racial durante a partida. O lance chegou a interromper o jogo momentaneamente, embora a arbitragem não tenha registrado o insulto em súmula.
Prestianni, por sua vez, negou a acusação. O meio-campista alegou ter utilizado uma expressão comum em seu país e afirmou não ter tido intenção discriminatória.
Apesar da contestação, a Uefa optou por manter a punição após apuração realizada pelo inspetor disciplinar da entidade. O caso reforça a postura mais rigorosa da Uefa no combate a atitudes discriminatórias em suas competições.
O episódio se soma a outros envolvendo Vinícius Júnior, que tem se destacado por denunciar casos de racismo no futebol europeu e cobrar medidas mais duras das autoridades esportivas.
Comunicado oficial da Uefa
"Decisão do CEDB a respeito do jogador do SL Benfica, Gianluca Prestianni
Partida: SL Benfica x Real Madrid CF, 17/02/2026, Liga dos Campeões da UEFA 2025/26
Após investigação de um Inspetor de Ética e Disciplina da UEFA, um processo disciplinar foi aberto contra o jogador do SL Benfica, Gianluca Prestianni, por possível conduta discriminatória.
DECISÃO
O Comitê de Controle, Ética e Disciplina da UEFA (CEDB) decidiu suspender o jogador do SL Benfica, Gianluca Prestianni, por um total de seis partidas oficiais de clubes da UEFA e/ou de seleções nacionais para as quais ele estaria originalmente elegível para jogar, por conduta discriminatória (ou seja, homofóbica). A suspensão de três dessas partidas está sujeita a um período probatório de dois anos, a partir da data da presente decisão.
Esta punição total de seis jogos já inclui a suspensão provisória de uma partida cumprida pelo jogador durante o jogo da repescagem da Liga dos Campeões da UEFA 2025/26, disputado em 25 de fevereiro de 2026 entre Real Madrid CF e SL Benfica.
Por fim, o Comitê decidiu solicitar à FIFA que a suspensão mencionada acima seja estendida para o âmbito mundial."
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
4TECNOLOGIA & MÍDIA
GloboPop é novo aplicativo de vídeos verticais para novelinhas e criadores de conteúdo
-
5POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master