Esportes

Bap explica demissão de Filipe Luís do Flamengo: "Quando pegar um trem errado, desça na primeira estação"

Presidente do clube nega que saída tenha sido motivada por negociações com outros times e afirma que decisão visou o melhor para o Flamengo.

03/03/2026
Bap explica demissão de Filipe Luís do Flamengo: 'Quando pegar um trem errado, desça na primeira estação'
Luiz Eduardo Baptista, o Bap - Foto: Reprodução / Instagram

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, esclareceu os motivos que levaram à demissão do técnico Filipe Luís. Em áudio enviado a um beneficiário do clube — vazado após circular por grupos de dirigentes rubro-negros — Bap respondeu sobre o fator determinante para a saída do treinador e negou que o motivo principal tenha sido uma suposta negociação de Filipe com outro clube. Embora os nomes não tenham sido denunciados, Filipe Luís chegou a ser especulado pelo Chelsea, conforme publicado pelo jornal britânico Telegraph em janeiro.

"Isso aí que está sendo aqui realmente aconteceu, mas não é a razão principal. Todo mundo tem direito de conversar, de avaliar o que é melhor para si. Eu não tenho dúvida de que isso acontece não só com o Filipe mas com outros caras. A minha visão é o seguinte: Quando você pega um trem errado na vida, sabe o que você tem que fazer? Descer na primeira estação possível e retornar", explicou o dirigente.

"Meu compromisso inarredável é com a instituição, é com o Flamengo. Eu não acredito que o que está sendo feito vai levar o Flamengo aonde nós desejamos que o Flamengo se preocupe, eu tenho que atuar. Foi exatamente o que eu fiz. Estou intervindo fundamentalmente porque acredito que, no conjunto das coisas que foram feitas, não fomos indo na direção adequada para a instituição", completou Bap.

O Flamengo surpreendeu ao anunciar a missão de Filipe Luís na madrugada desta terça-feira (3). O desligamento aconteceu logo após o treinador conceder entrevista coletiva, depois da goleada por 8 a 0 sobre o Madureira, resultado que garantiu o time rubro-negro na final do Campeonato Carioca.

Apesar da vaga na decisão estadual, Filipe Luís é pressionado pelos maus resultados no início da temporada, especialmente após a perda dos títulos da Recopa Sul-Americana para o Lanús — com derrotas na Argentina (1 a 0) e no Maracanã (3 a 2) — e da Supercopa Rei, em Brasília, com revés de 2 a 0 diante do Corinthians.

Além da ausência dos dois troféus, pesou contra o treinador o desempenho abaixo do esperado para um clube que detém o maior investimento do futebol sul-americano. Em 15 partidas disputadas no ano, o Flamengo já soma sete derrotas — mais da metade do total de derrotas de toda a temporada passada, quando o clube perdeu 11 vezes ao longo de 2025.