Esportes
Leclerc revela dificuldade nas ultrapassagens na nova Fórmula 1: 'Será um grande desafio'
Mudança no regulamento elimina DRS e introduz novo sistema de ultrapassagem, preocupando pilotos para a temporada 2026.
Os pilotos da Fórmula 1 concluíram o último período de testes no Bahrein antes do início da temporada de 2026. Charles Leclerc, da Ferrari, destacou qual deve ser o principal desafio que os competidores enfrentarão com as novas regras.
"Nas poucas situações em que tentei ultrapassar, foi muito difícil. Então, imagino que será um grande desafio este ano", afirmou o monegasco de 28 anos.
O tradicional sistema de DRS, que facilitava as ultrapassagens até 2025, foi abolido. Agora, os carros contam com o botão do Modo de Ultrapassagem, que proporciona um ganho de potência ao motor.
Quando acionado, o recurso oferece potência extra por meio da recuperação de energia realizada pelos próprios pilotos, utilizando técnicas específicas de pilotagem. Assim como o DRS, o novo botão só pode ser acionado em pontos determinados da pista e quando a diferença para o carro à frente for de, no mínimo, um segundo.
Esteban Ocon, piloto da Haas, também demonstrou cautela: "Não quero tirar conclusões precipitadas porque o sistema ainda precisa ser ajustado e otimizado. Mas, até agora, parece difícil ultrapassar. Essa é minha primeira impressão, mas espero que fique mais fácil", avaliou.
Oscar Piastri, da McLaren, e George Russell, da Mercedes, adotaram um tom mais ponderado ao comentar as mudanças nas ultrapassagens.
"As ultrapassagens certamente serão diferentes. O DRS era uma vantagem pura, mas agora é preciso coletar energia extra e utilizá-la, o que, com as novas regras, nem sempre é simples. Tenho certeza de que as equipes vão buscar otimizações para facilitar as ultrapassagens", explicou Piastri.
Russell acrescentou: "Cada pista será diferente e, por isso, a maneira de usar a energia também muda. Em circuitos como Barcelona, há apenas uma reta longa e muita energia disponível. Já em pistas com várias retas, não é possível usar toda a energia em uma só vez, o que pode gerar estratégias variadas. É empolgante. O tempo dirá", avaliou.
A Fórmula 1 retorna às pistas em 8 de março, com a abertura da temporada em Melbourne, no GP da Austrália. Entre os atuais pilotos do grid, Lewis Hamilton é o único com duas vitórias no circuito, conquistadas em 2008 e 2015.
Mais lidas
-
1FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve
-
4FUTEBOL EUROPEU
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.
-
5TENSÃO GLOBAL
China pressiona EUA com restrições ao dólar e Europa busca alternativas financeiras