Esportes

Grêmio cede empate ao Juventude na semifinal do Gauchão

Tricolor sai na frente, mas Juventude busca igualdade mesmo com um jogador a menos; decisão fica para Caxias do Sul

15/02/2026
Grêmio cede empate ao Juventude na semifinal do Gauchão
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Grêmio e Juventude empataram por 1 a 1 na partida de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, realizada na noite deste domingo (10), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O time tricolor abriu o placar com Tetê, ainda no primeiro tempo, mas Patryck deixou tudo igual na etapa final. Mesmo com a expulsão de Léo Oliveira nos minutos finais, o Juventude segurou o resultado e manteve a invencibilidade na competição, agora com quatro vitórias e quatro empates em oito jogos.

As equipes terão a semana livre para treinos e recuperação antes do confronto decisivo. O jogo de volta está marcado para o próximo domingo, às 18h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Grêmio pode jogar por um novo empate para avançar. Caso a igualdade persista no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. O vencedor enfrentará Ypiranga ou Internacional na final do Estadual.

O Juventude começou assustando em cobrança de falta, quando Messias cabeceou por cima do gol. O Grêmio respondeu com Dodi, que chutou forte da intermediária, exigindo boa defesa de Jandrei. A equipe gremista passou a dominar as ações ofensivas, mas só conseguiu marcar aos 38 minutos: Willian cruzou da esquerda e Tetê desviou de cabeça, vencendo o goleiro adversário.

Antes do intervalo, Manuel Castro quase empatou para o Juventude, chutando forte da entrada da área, mas a bola saiu à direita do gol. Na volta do segundo tempo, o time de Caxias do Sul foi eficiente: aos 11 minutos, Gabriel Pinheiro lançou Patryck, que invadiu a área e finalizou com precisão para empatar.

O Grêmio buscou o segundo gol e quase conseguiu após cruzamento de Jefinho, que desviou e quase surpreendeu Jandrei. O Juventude respondeu com Gabriel Taliari, que recebeu na área e chutou cruzado, obrigando Weverton a fazer grande defesa.

Na reta final, Léo Oliveira foi expulso após revisão do VAR, por agressão a Arthur. Mesmo com um jogador a menos, o Juventude se fechou e resistiu à pressão gremista, garantindo o empate na Arena.

Ficha técnica

Grêmio 1 x 1 Juventude

Grêmio: Weverton; João Pedro (Gabriel Mec), Balbuena, Viery e Marlon; Dodi (André), Arthur Melo e Willian (Jefinho); Tetê (Enamorado), Pavón e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.

Juventude: Jandrei; Gabriel Pinheiro, Messias e Abner; Nathan Santos (Raí Ramos), Lucas Mineiro (Léo Oliveira), Luis Mandaca e Patryck; Manuel Castro (Juan Christian), Gabriel Taliari (Pablo Roberto) e Alisson Safira (Iba Ly). Técnico: Maurício Barbieri.

Gols: Tetê, aos 38' do 1º tempo; Patryck, aos 11' do 2º tempo.

Cartões amarelos: Marlon, Enamorado e Carlos Vinícius (Grêmio); Luis Mandaca (Juventude).

Cartão vermelho: Léo Oliveira (Juventude).

Árbitro: Wagner Silveira Echevarria.

Público: 21.543 pagantes (21.740 presentes).

Renda: R$ 997.061,58.

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS).