Esportes
João Fonseca estreia sob pressão para defender título em Buenos Aires
Jovem brasileiro enfrenta o desafio inédito de defender pontos de campeão no ATP 250 argentino após temporada marcada por lesões
João Fonseca, número 33 do ranking mundial, inicia nesta quarta-feira, às 18h, um novo capítulo em sua promissora trajetória no tênis profissional. O brasileiro de 19 anos enfrenta o chileno Alejandro Tabilo na estreia do ATP 250 de Buenos Aires, torneio no qual conquistou seu primeiro título de ATP Tour em 2023.
Esta será a primeira vez que Fonseca defende pontos de campeão em sua carreira. Em janeiro, ele somava 205 pontos a defender, frutos da conquista do Challenger 125 de Canberra e da participação no Australian Open. No entanto, devido a uma lesão lombar, precisou desistir dos ATPs de Brisbane e Adelaide, além de ser eliminado na estreia do Grand Slam australiano, o que resultou na perda de 195 pontos.
"Não consegui ter um bom começo de ano por problemas físicos, mas agora já estou 100% e jogando em um bom nível no saibro. Comecei treinando no Rio de Janeiro e consegui treinar aqui em Buenos Aires ontem e hoje também. É muito bom estar aqui jogando um bom tênis", afirmou Fonseca em coletiva de imprensa.
No torneio argentino, Fonseca chega como cabeça de chave número 3 e estreia diretamente nas oitavas de final, o que lhe garante ao menos 25 pontos. Para igualar a pontuação do ano passado, precisa ser campeão novamente e somar os 250 pontos. Caso pare nas quartas de final, soma 50 pontos; na semifinal, 100; e se for vice-campeão, 165 pontos.
"Defender um título e ter essas experiências é para poucos. Acho que é preciso curtir essas vivências, então vim aqui para desfrutar, tentar jogar o meu melhor tênis e buscar o bicampeonato", destacou o jovem tenista carioca.
Se não conquistar a pontuação máxima em Buenos Aires, Fonseca terá nova oportunidade no Rio Open, torneio de nível 500, que começa em 14 de fevereiro.
O que significa defender pontos no tênis?
No circuito da ATP, os pontos conquistados em cada torneio têm validade de um ano. Após esse período, são subtraídos da classificação do atleta. Por isso, fala-se em "defender pontos".
Na semana correspondente àquela em que os pontos foram somados no ano anterior, o tenista precisa igualar ou superar a pontuação, seja no mesmo torneio ou em outro de pontuação equivalente, para evitar a perda de posições no ranking.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região