Esportes

Brasileiros brilham em rodada de gala nas principais ligas europeias

Atacantes nacionais se destacam em jogos decisivos e reforçam expectativa para a Copa do Mundo

26/01/2026
Brasileiros brilham em rodada de gala nas principais ligas europeias
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A última rodada das principais ligas europeias foi marcada por atuações de gala de jogadores brasileiros, que vivem grande fase a menos de cinco meses do início da Copa do Mundo.

Endrick foi um dos principais destaques do fim de semana. O jovem atacante, ainda sem oportunidades na seleção brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti, segue impressionando no Lyon. Ele marcou o primeiro hat-trick de sua carreira profissional na vitória por 5 a 2 sobre o Metz, pelo Campeonato Francês.

Em apenas três partidas pelo Lyon, Endrick, emprestado pelo Real Madrid, já soma quatro gols e uma assistência com a camisa do clube francês.

"O Endrick já esteve na seleção, já foi convocado, já foi jogador do mister (Carlo Ancelotti) e tem o mesmo nível de avaliação dos demais. Inclusive, neste momento, todos os nossos profissionais estão na Europa, justamente fazendo essa varredura em todas as competições. Obviamente, no Campeonato Francês da mesma forma, porque temos o Endrick e outros atuando lá", afirmou Rodrigo Caetano, coordenador de seleções masculinas da CBF, ao Estadão.

Outro brasileiro que brilhou foi Matheus Cunha. O atacante começou no banco no clássico entre Manchester United e Arsenal, mas entrou no segundo tempo e marcou um belo gol, garantindo a vitória do United por 3 a 2 na Premier League.

Raphinha também teve atuação de destaque pelo Barcelona. O atacante balançou as redes com um belo gol de cavadinha na vitória por 3 a 0 diante do Real Oviedo, pelo Campeonato Espanhol.

Em La Liga, Vinicius Júnior voltou a se destacar pelo Real Madrid após um período de instabilidade. O atacante participou das duas jogadas dos gols de Mbappé na vitória por 2 a 0 sobre o Villarreal, fora de casa.

No Chelsea, dois brasileiros foram decisivos: Estêvão e João Pedro marcaram um gol cada na vitória por 3 a 1 sobre o Crystal Palace, pela Premier League, e ainda participaram do lance que resultou no gol de Enzo Fernández, de pênalti. O meio-campista Andrey Santos também teve boa atuação pelo clube inglês.

"Ele (Estêvão) é um jogador com habilidades especiais, um talento especial. (...) O que me deixa muito feliz é que todos os 11 homens estão atrás da bola. É por isso que ele consegue o espaço. Achei que foi um ótimo desempenho da equipe fora de casa", analisou Liam Rosenior, treinador do Chelsea.