Esportes

Placa dental da Idade do Ferro revela consumo de leite de égua e ruminantes por citas

Análise inédita de cálculo dentário traz evidências diretas da dieta de nômades que habitaram a estepe euroasiática.

Sputinik Brasil 25/01/2026
Placa dental da Idade do Ferro revela consumo de leite de égua e ruminantes por citas
Placa dental revela que citas consumiam leite de égua e ruminantes na Idade do Ferro, indica estudo. - Foto: © Sputnik / Konstantin Mihalchevsky / Acessar o banco de imagens

Estudo internacional revela detalhes inéditos sobre a alimentação dos citas, povo nômade que dominou a região da estepe pôntico-cáspia entre os séculos VIII e III a.C.

Pesquisadores analisaram o cálculo dentário — a placa mineralizada nos dentes — de 28 indivíduos encontrados nos sítios arqueológicos de Bilsk, na Ucrânia, e Mamai-Gora, na atual região russa de Zaporozhie. O cálculo dentário funciona como um arquivo biológico, preservando vestígios microscópicos dos alimentos consumidos ao longo da vida.

Segundo o estudo publicado na revista PLOS One, a equipe liderada por Jaruschka Pecnik e Shevan Wilkin, das universidades de Basileia e Zurique, utilizou análise paleoproteômica para identificar proteínas lácteas preservadas nesses restos humanos.

Os resultados apontam, pela primeira vez de forma direta, que a dieta cita incluía leite e derivados de ruminantes como bovinos, ovinos e caprinos. Em seis indivíduos, foram encontradas proteínas que confirmam o consumo desses produtos. Em um caso específico, foi detectada proteína de leite de égua, evidência que até então era apenas sugerida por textos históricos, sem comprovação científica direta.

Essas descobertas reforçam a diversidade cultural e alimentar dos citas, um povo multiétnico e de múltiplas origens geográficas, segundo pesquisas recentes. Os achados ampliam o conhecimento sobre práticas alimentares e de manejo animal na Idade do Ferro na Europa Oriental.