Esportes

Allianz Parque avança na troca do gramado sintético

Obra entra em nova etapa e deve ser concluída até março; estádio segue recebendo shows durante o processo

23/01/2026
Allianz Parque avança na troca do gramado sintético
- Foto: Depositphotos

A troca do gramado sintético do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, atingiu o quarto estágio das obras. Iniciada em dezembro, a intervenção tem previsão de conclusão para o fim de fevereiro, mas pode se estender até março.

O projeto não se trata de uma reforma do campo existente, mas sim da instalação de um novo gramado sintético, com orçamento estimado em R$ 11 milhões, conforme apuração do Estadão.

Segundo o cronograma, o processo é dividido em seis fases. Atualmente, os trabalhos se concentram na regularização da camada de pedrisco e na compactação do solo. Também está prevista a melhoria do sistema de drenagem da arena.

Na próxima etapa, será realizada a abertura dos rolos do shock pad — uma manta amortecedora instalada sob a grama para absorver impactos. Em seguida, ocorrerá a instalação dos tapetes, aplicação e distribuição da areia e a demarcação do campo, entre outras ações técnicas.

O novo material, já disponível no Brasil, chegou há duas semanas em cinco contêineres, totalizando 32 toneladas. A coordenação do projeto é conjunta entre WTorre, Palmeiras e a Soccer Grass, fornecedora do gramado sintético.

O objetivo é oferecer uma superfície superior à atual, instalada em 2020, que apesar de ainda estar dentro da garantia de 10 anos, apresenta desgaste natural pelo uso.

Durante o período das obras, o Allianz Parque permanece fechado para jogos de futebol, mas segue recebendo shows e eventos. O Palmeiras está mandando suas partidas na Arena Barueri, estádio pertencente a uma das empresas da presidente Leila Pereira.

Foto: https://depositphotos.com/