Esportes

Ex-atleta Formiga assume diretoria de Políticas do Futebol Feminino no Ministério do Esporte

Com trajetória vitoriosa na seleção, Formiga substitui Mariléia dos Santos e será responsável por fomentar a modalidade no país

21/01/2026
Ex-atleta Formiga assume diretoria de Políticas do Futebol Feminino no Ministério do Esporte
FORMIGA.jfif

Formiga, ex-jogadora da seleção brasileira de futebol, foi nomeada diretora de Políticas do Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, cargo vinculado à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, do Ministério do Esporte.

A ex-volante assume a função no lugar de Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, que ocupava o cargo desde o início de 2024. Antes do novo desafio em âmbito federal, Formiga atuou na Secretaria de Esportes e Juventude de Cotia, em São Paulo.

Entre suas atribuições no Ministério do Esporte, Formiga terá como missão incentivar a formação de base, promover a inclusão social, apoiar competições, articular ações com federações e clubes, além de fomentar a igualdade de gênero no esporte.

Nascida em Salvador (BA), aos 47 anos, Formiga construiu carreira marcante em clubes como São Paulo, Portuguesa, Santos, Palmeiras e Paris Saint-Germain. Ela se despediu dos gramados em 2022, após passagem final pelo São Paulo.

Pela seleção brasileira, Formiga foi protagonista em sete Copas do Mundo e sete Jogos Olímpicos, conquistando duas medalhas de prata olímpicas (Atenas 2004 e Pequim 2008) e o vice-campeonato mundial em 2007.