Esportes

João Fonseca explica revés na estreia do Australian Open: 'Faltou um pouco de físico'

Tenista brasileiro aponta falta de ritmo e condicionamento após lesão como fatores decisivos na derrota para Eliot Spizzirri em Melbourne.

20/01/2026
João Fonseca explica revés na estreia do Australian Open: 'Faltou um pouco de físico'
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Após estrear com derrota para o americano Eliot Spizzirri no Australian Open, na madrugada desta terça-feira (20), João Fonseca reconheceu que a falta de ritmo de jogo foi determinante para o resultado surpreendente.

"Acho que ele jogou muito bem hoje. Deixou poucas aberturas, eu também não consegui fazer com que ele abrisse um pouco as portas. Não consegui jogar tão bem. Acho que hoje faltou um pouco de ritmo; depois da lesão, fiquei um bom tempo sem treinar e, enfim, tentando recuperar para ficar 100%", afirmou João Fonseca em entrevista à ESPN.

"Uma boa notícia é que não senti nada da lombar nesses dias treinando e nem hoje. Isso é bom, mas, ao mesmo tempo, faltou um pouco de físico. Fiquei um pouco mais cansado que o normal porque não consegui treinar da forma que gostaria", explicou o tenista carioca.

Esta foi a primeira partida oficial de João Fonseca na temporada 2026. Ele havia desistido dos torneios em Brisbane e Adelaide devido a dores na região lombar. No confronto desta madrugada, Fonseca não conseguiu impor seu ritmo e foi superado por Spizzirri por 3 sets a 1.

Fonseca perdeu o primeiro set por 6/4, reagiu na segunda parcial e venceu por 6/2. Nos sets seguintes, porém, enfrentou dificuldades, foi dominado e acabou derrotado por 6/1 e 6/2, em 2h41min de partida.

"O fato de eu não estar conseguindo... bom, treinei cinco dias antes daqui, voltando devagar, depois com um pouco mais de intensidade. Entrei na partida não 100% confiante comigo mesmo fisicamente, nem tecnicamente, mas entrei em quadra para dar o meu melhor. Saio um pouco satisfeito com a minha performance, de ter dado meu melhor. Infelizmente, não consegui jogar muito bem, mas tento ver pelo lado positivo", concluiu.

João Fonseca era o cabeça de chave número 28 do Australian Open. Antes do Grand Slam, ocupava a 30ª posição no ranking da ATP, beneficiado pelas desistências de Jack Draper e Holger Rune.

Em fevereiro, o brasileiro defenderá pontos pelo título do ATP 250 de Buenos Aires, no saibro. Depois, a partir do dia 14, disputará o Rio Open.