Esportes

São Paulo conquista primeira vitória no Paulistão ao superar o São Bernardo no MorumBis

Luciano marca no segundo tempo e garante triunfo tricolor em noite de retorno ao MorumBis; Calleri volta após nove meses e torcida respira aliviada.

15/01/2026
São Paulo conquista primeira vitória no Paulistão ao superar o São Bernardo no MorumBis
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O São Paulo conquistou sua primeira vitória na temporada ao vencer o São Bernardo por 1 a 0, nesta quinta-feira, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. O confronto marcou o retorno do Tricolor ao MorumBis após 82 dias de ausência.

A forte chuva afastou parte da torcida, que também acompanha com apreensão a crise política no clube — nesta sexta-feira, será votado o impeachment do presidente Júlio Casares.

As condições do gramado prejudicaram a qualidade técnica da partida, tornando o jogo truncado e sem fluidez. Ainda assim, o meio-campo formado por Pablo Maia, Danielzinho e Lucas apresentou potencial, e as entradas de Luciano e Calleri foram determinantes para o resultado positivo.

Com o triunfo, o São Paulo ocupa a décima posição, somando três pontos. O próximo compromisso é o clássico diante do Corinthians, às 16h de domingo, na Neo Química Arena. O São Bernardo, também com três pontos, está em quinto lugar e recebe o Noroeste, às 17h do mesmo dia.

No primeiro tempo, com o gramado pesado, poucas jogadas foram bem articuladas. O São Bernardo surpreendeu ao atuar de forma ofensiva e criativa, mas encontrou dificuldades para finalizar com precisão.

O jovem Lucca quase abriu o placar aos 17 minutos, ao completar cruzamento de Wendell, após jogada de Lucas, mas acertou a trave, em um dos raros lances de perigo da etapa inicial.

No segundo tempo, o São Bernardo ameaçou logo no início, obrigando Rafael a fazer boa defesa em chute de Felipe Garcia.

O São Paulo respondeu com maior presença ofensiva, mas esbarrava na defesa adversária. A entrada de Calleri, que retornou após nove meses, e de Luciano, deu novo ânimo ao time e à torcida, aumentando a pressão sobre o adversário.

Aos 33 minutos, Luciano aproveitou rebote do travessão após cobrança de falta de Danielzinho e finalização de Arboleda, dominou e marcou o gol da vitória tricolor.

O gol trouxe alívio ao São Paulo, que celebrou com o técnico Hernán Crespo e a torcida, em meio a dias de tensão no clube.

Mesmo com a vantagem, o Tricolor seguiu pressionando. Aos 45 minutos, Ferreirinha foi derrubado na área, e o árbitro Murilo Tarrega Victor marcou pênalti, mas anulou a decisão após revisão no VAR.

Ficha técnica

São Paulo 1 x 0 São Bernardo

São Paulo: Rafael; Cédric, Arboleda, Sabino e Wendell (Nícolas); Pablo Maia (Bobadilla), Danielzinho e Lucas Moura (Luciano); Ferreirinha, Tapia (Calleri) e Lucca (Paulinho). Técnico: Hernán Crespo.

São Bernardo: Alex Alves; Hugo Sanches, Hélder, Manzoli e Pará (Mário Sérgio); Foguinho (Marcão), Romisson e João Paulo (Junior Urso); Echaporã (Pedro Vitor), Felipe Garcia e Victor Andrade (Pedrinho). Técnico: Ricardo Catalã.

Gol: Luciano, aos 33 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Murilo Tarrega Victor (SP).

Cartões amarelos: Wendel (São Paulo); João Paulo, Pará, Pedro Vitor, Mário Sérgio e Manzoli (São Bernardo).

Público: 16.984 presentes.

Renda: R$ 619.990,00

Local: MorumBis, em São Paulo.