Esportes

Roger Federer elogia João Fonseca e destaca estilo empolgante do brasileiro

Ex-número 1 do mundo vê potencial em João Fonseca e acredita que jovem pode competir entre os melhores do circuito

15/01/2026
Roger Federer elogia João Fonseca e destaca estilo empolgante do brasileiro
João Fonseca - Foto: Reprodução / Instagram

Roger Federer, lenda do tênis mundial, fez elogios ao brasileiro João Fonseca, destacando o potencial do jovem atleta e seu estilo de jogo envolvente. Para o ex-número 1 do mundo, Fonseca tem tudo para trilhar um caminho de sucesso no tênis internacional.

Em Melbourne para promover o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, Federer foi questionado sobre o futuro de Fonseca e se o brasileiro pode ameaçar nomes como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, que atualmente dominam o circuito.

"Você não quer ser o terceiro cara, você quer ser 'o cara'. Acho que é isso que ele está pensando. Espero que ele tenha a mentalidade de buscar o título do Australian Open", afirmou Federer, ressaltando as qualidades do tenista brasileiro.

O suíço destacou ainda os diferenciais de Fonseca em quadra: "O que o separa de muitos outros tenistas na chave é sua potência. Forehand, backhand, saque... e o que ele consegue entregar ponto a ponto. Ele é empolgante, tem uma aura positiva e uma personalidade fácil de gostar. Gosto de vê-lo jogar", completou.

Federer e Fonseca estiveram juntos na última edição da Laver Cup, quando o brasileiro integrou a equipe campeã comandada por André Agassi. "Eu o conheci brevemente na Laver Cup. Assisti de perto, da lateral e do fundo da quadra. Foi impressionante. Ele só precisa de mais tempo para trabalhar seu jogo, entender quando segurar ou arriscar os golpes. Quando descobrir isso, e vai descobrir, o céu é o limite", previu Federer.

O suíço finalizou: "Acredito realmente que ele é um dos jogadores que pode competir pelas maiores vitórias".

Atual número 1 do Brasil e 30º do ranking da ATP, João Fonseca entra no Australian Open como o 28º cabeça de chave. Ele estreia em Melbourne contra o norte-americano Eliot Spizzirri, 89º do mundo.

Esta será a primeira partida do brasileiro em 2024, após desistir dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide devido a dores na lombar. O confronto com Spizzirri ainda não tem data e horário definidos pela organização do Grand Slam.