Esportes

Xabi Alonso comenta saída do Real Madrid: 'Este capítulo não saiu como gostaríamos'

Técnico espanhol agradece ao clube e à torcida após demissão, e Arbeloa assume comando da equipe merengue.

13/01/2026
Xabi Alonso comenta saída do Real Madrid: 'Este capítulo não saiu como gostaríamos'
Xabi Alonso - Foto: Reprodução / Instagram

Xabi Alonso se pronunciou publicamente após ser demitido do Real Madrid nesta segunda-feira (12), um dia após a derrota para o Barcelona na final da Supercopa da Espanha.

O treinador foi substituído por Álvaro Arbeloa, ex-jogador do clube e comandante das categorias de base. Em mensagem publicada em suas redes sociais, Xabi agradeceu a oportunidade, mas reconheceu que os resultados ficaram aquém do esperado.

"Este capítulo profissional foi concluído, e não saiu como gostaríamos. Treinar o Real Madrid foi uma honra e uma responsabilidade. Agradeço ao clube, aos jogadores e, acima de tudo, aos torcedores e madridistas pela confiança e apoio. Saio com respeito, gratidão e orgulho de ter dado o meu melhor", afirmou Xabi Alonso no Instagram.

Contratado em maio de 2025 para substituir Carlo Ancelotti, que foi para a seleção brasileira, Xabi Alonso permaneceu menos de oito meses à frente do time espanhol.

Durante sua passagem, o treinador somou 24 vitórias, seis derrotas e quatro empates em 34 partidas, com 72 gols marcados e 38 sofridos.

A pressão sobre Xabi Alonso vinha crescendo entre torcedores e dirigentes. Internamente, o técnico também não era unanimidade. Em um episódio marcante, Vinicius Júnior chegou a discutir com o treinador após ser substituído em um clássico contra o Barcelona no ano passado.

As escolhas táticas e a falta de oportunidades para jogadores como o brasileiro Endrick, que acabou sendo emprestado ao Lyon, foram alvos de críticas constantes da torcida.

Álvaro Arbeloa já comandou o primeiro treino da equipe nesta terça-feira. Sua estreia oficial será na próxima quarta-feira (14), contra o Albacete, pelas oitavas de final da Copa do Rei da Espanha.