Esportes
Edson Bindilatti garante vaga para a 6ª Olimpíada de Inverno no bobsled
Atleta baiano lidera equipe brasileira em Lake Placid e assegura presença nos Jogos de Milão-Cortina 2026
O baiano Edson Bindilatti, de 46 anos, confirmou presença na sexta Olimpíada de Inverno de sua carreira. Neste domingo (11), ele comandou o trenó brasileiro de quatro tripulantes, o "4-man", conquistando o quarto lugar na Copa América de bobsled, realizada em Lake Placid, nos Estados Unidos. A equipe brasileira ficou atrás da Coreia do Sul (ouro), dos anfitriões norte-americanos (prata) e do Canadá (bronze).
O bom desempenho também garantiu ao quarteto brasileiro a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano da modalidade, que considera apenas os resultados das equipes do continente. O trenó pilotado por Bindilatti contou ainda com os paulistas André Luiz da Silva e Edson Martins, além do catarinense Tauler Zatti, subindo uma posição em relação à classificação da Copa América.
No sábado (10), Bindilatti e Tauler Zatti já haviam conquistado a medalha de prata na prova do trenó para dois tripulantes, o "2-man", também pela Copa América, ficando atrás apenas da dupla da Jamaica. O resultado rendeu ainda o vice-campeonato no Pan-Americano de bobsled.
Com os resultados do fim de semana em Lake Placid, o Brasil assegurou, pelo ranking da modalidade (que considera os desempenhos no 4-man e 2-man), a classificação de pelo menos um trenó, pilotado por Bindilatti, para a Olimpíada de Inverno de 2026, nas cidades italianas de Milão e Cortina, entre 6 e 22 de fevereiro. Os demais integrantes da equipe brasileira serão anunciados em 19 de janeiro.
Ex-atleta do atletismo, com passagem pelo decatlo, Edson Bindilatti ingressou no bobsled em 2000. Desde então, participou de seis Olimpíadas de Inverno, estreando em 2002, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Em 2025, o baiano levou o trenó brasileiro ao 13º lugar no Campeonato Mundial da modalidade, também em Lake Placid — melhor desempenho do país até hoje. Os Jogos de Milão e Cortina devem marcar a despedida de Bindilatti como piloto da equipe nacional.
O Brasil ainda busca classificar um segundo trenó para a Olimpíada, comandado pelo paulista Gustavo Ferreira, de 24 anos. Neste domingo, o quarteto liderado por ele terminou em sexto lugar na Copa América de bobsled e em quarto no Pan-Americano, ambos no 4-man. Além do piloto, a equipe contou com os paulistas Davidson de Souza e Luiz Henrique Bacca, e o carioca Rafael de Souza. No sábado, Gustavo e Rafael ficaram na quarta colocação no 2-man.
O trenó de Gustavo Ferreira ainda disputará a etapa de Innsbruck, na Áustria, pela Copa Europa, entre 14 e 18 deste mês. A equipe de Bindilatti também participará da competição.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026