Esportes
Corinthians acerta contratação de Marcelo Paz como novo executivo de futebol
Ex-CEO do Fortaleza e presidente da Liga Forte União assume o cargo deixado por Fabinho Soldado após negociações frustradas com Bruno Spindel.
Marcelo Paz será o novo executivo de futebol do Corinthians. O dirigente deixa o cargo de CEO do Fortaleza para assumir a vaga deixada por Fabinho Soldado. As partes já trocaram minutas de contrato, que terá duração de um ano, até dezembro de 2026. O anúncio oficial será feito após a conclusão do negócio.
Paz presidiu o Fortaleza entre 2017 e 2023 e tornou-se CEO após a transformação do clube em SAF. Ele também é presidente da Liga Forte União (LFU), bloco que negocia direitos de transmissão de vários clubes brasileiros, incluindo o próprio Corinthians.
Apesar do rebaixamento do Fortaleza em 2025, Paz foi responsável pela condução da reconstrução do clube. Sob sua gestão, o time saiu da Série C, chegou à Libertadores e disputou a final da Copa Sul-Americana em 2023.
O Corinthians já havia demonstrado interesse em Marcelo Paz anteriormente. Em 2024, o clube o consultou para assumir o posto de CEO na gestão de Augusto Melo, mas o dirigente recusou o convite na ocasião.
O nome de Paz voltou a ganhar força após a negociação frustrada com Bruno Spindel. O ex-dirigente do Flamengo alegou não ter recebido o contrato para assinatura, mesmo após aceitar a proposta do clube paulista, e decidiu encerrar as conversas diante da falta de avanço.
Fabinho Soldado, que ocupava o cargo até o fim da temporada, deixou o clube após pressão de conselheiros sobre o presidente Osmar Stábile para sua saída.
Soldado foi contratado ainda na gestão de Augusto Melo, que sofreu impeachment em 2025. Ele permaneceu no cargo após o afastamento do então presidente e era reconhecido pelo bom relacionamento com jogadores e comissão técnica.
Após a conquista da Copa do Brasil, ainda no gramado do Maracanã, Fabinho Soldado se despediu em tom de incômodo com a situação política do clube. "Parece que o profissionalismo ainda é algo que incomoda. Eu acho que a palavra certa é essa, acho que o profissionalismo ainda incomoda. Enquanto o mundo está, todos os outros clubes, você olha a prática dos grandes clubes que estão aí liderando os campeonatos, cada vez mais investindo em profissionalismo, em profissionais, capacitando, tecnologia, melhorando o CT", declarou.
Alguns dias depois, Soldado publicou um vídeo em tom mais conciliador, agradecendo ao Corinthians e ao presidente Osmar Stábile. Ele deve ser anunciado em breve como executivo do Internacional.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia